Publication
Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores
dc.contributor.author | Mira Leal, Susana | |
dc.contributor.author | Morais, Filomena | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2014-06-02T15:34:58Z | |
dc.date.available | 2014-06-02T15:34:58Z | |
dc.date.issued | 2014-01 | |
dc.date.updated | 2014-02-19T18:06:42Z | |
dc.description | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal. | por |
dc.description.abstract | As alterações nas políticas curriculares demandam mudanças nas práticas docentes. A extensão e alcance dessas mudanças decorrem, entre outros aspetos, do modo como os professores se apropriam dessas alterações e as recontextualizam. Esse processo não é simples, nem rápido ou linear. É atravessado por tensões e dinâmicas (Mira Leal, 2012) que têm lugar privilegiado na escola, ora de forma informal, por iniciativa e organização dos próprios professores, ora de forma formal, por vontade e programação da tutela ou dos responsáveis escolares, podendo ser impulsionado por iniciativas formativas externas. Assim sucedeu, no país e na Região Autónoma dos Açores (RAA), na sequência da promulgação em 2009 do atual programa de Português do Ensino Básico. O processo formativo então iniciado teve como objetivo central apoiar os professores de Português na apropriação do novo enquadramento curricular e facilitar transformações nas suas práticas. Na RAA, o processo compreendeu, nas duas primeiras fases (2009-2011), formação presencial e a distância de cerca de oito dezenas de professores de Português do EB das diversas ilhas, dinamizada por uma equipa de formadores acreditada para o efeito, e a "replicação" dessa formação nas respetivas escolas; e, numa terceira fase (2011-2013), um trabalho colaborativo dinamizado, ao nível das escolas, por equipas de acompanhamento constituídas por formandos e formadores envolvidos nas fases anteriores da formação. Neste trabalho damos conta de alguns resultados do estudo em curso com vista à compreensão e discussão desse processo formativo nas suas variadas dimensões e implicações educativas. Os resultados apresentados referem-se especificamente à segunda fase da formação e respeitam às representações dos formandos acerca da adequação, utilidade e impacto dos processos formativos empreendidos, bem como acerca dos constrangimentos experimentados. Os dados apresentados resultaram da análise de conteúdo de relatórios produzidos pelos formandos. | por |
dc.identifier.citation | Mira Leal, Susana; Morais, Filomena; Rodrigues, Gabriela (2014). "Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, In Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, ed. Amélia Lopes et al., 673-687. ISBN 978-989-8471-13-0. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. | por |
dc.identifier.issn | 978-989-8471-13-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3066 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Apropriação Curricular | por |
dc.subject | Ensino do Português | por |
dc.subject | Desenvolvimento Curricular | por |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional | por |
dc.title | Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
oaire.citation.endPage | 687 | por |
oaire.citation.startPage | 673 | por |
oaire.citation.title | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Formacao para a implementacao do programa de Portugues do Ensino Basico na RAA 2013.pdf
- Size:
- 937.04 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: