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- Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos AçoresPublication . Mira Leal, Susana; Morais, Filomena; Rodrigues, GabrielaAs alterações nas políticas curriculares demandam mudanças nas práticas docentes. A extensão e alcance dessas mudanças decorrem, entre outros aspetos, do modo como os professores se apropriam dessas alterações e as recontextualizam. Esse processo não é simples, nem rápido ou linear. É atravessado por tensões e dinâmicas (Mira Leal, 2012) que têm lugar privilegiado na escola, ora de forma informal, por iniciativa e organização dos próprios professores, ora de forma formal, por vontade e programação da tutela ou dos responsáveis escolares, podendo ser impulsionado por iniciativas formativas externas. Assim sucedeu, no país e na Região Autónoma dos Açores (RAA), na sequência da promulgação em 2009 do atual programa de Português do Ensino Básico. O processo formativo então iniciado teve como objetivo central apoiar os professores de Português na apropriação do novo enquadramento curricular e facilitar transformações nas suas práticas. Na RAA, o processo compreendeu, nas duas primeiras fases (2009-2011), formação presencial e a distância de cerca de oito dezenas de professores de Português do EB das diversas ilhas, dinamizada por uma equipa de formadores acreditada para o efeito, e a "replicação" dessa formação nas respetivas escolas; e, numa terceira fase (2011-2013), um trabalho colaborativo dinamizado, ao nível das escolas, por equipas de acompanhamento constituídas por formandos e formadores envolvidos nas fases anteriores da formação. Neste trabalho damos conta de alguns resultados do estudo em curso com vista à compreensão e discussão desse processo formativo nas suas variadas dimensões e implicações educativas. Os resultados apresentados referem-se especificamente à segunda fase da formação e respeitam às representações dos formandos acerca da adequação, utilidade e impacto dos processos formativos empreendidos, bem como acerca dos constrangimentos experimentados. Os dados apresentados resultaram da análise de conteúdo de relatórios produzidos pelos formandos.
- Representações de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunidade IPublication . Botelho, Ana Beatriz Gouveia; Mira Leal, SusanaAs elevadas taxas de abandono e insucesso escolar constituem um desafio para as escolas e demais responsáveis educativos. Em resposta, os governos têm reforçado políticas de diferenciação curricular e pedagógica. A implementação de programas educativos orientados para a recuperação de escolaridade é uma das medidas que tem vindo a ser adotada na Região Autónoma dos Açores. De entre esses programas, destacamos o Oportunidade, atualmente em vigor na Região. Criado em 2001, este programa foi substituído temporariamente (entre 2006/2007 e 2008/2009) pelo Percurso PERE (Programas Específicos de Recuperação da Escolaridade), tendo sido retomado em 2009 e, entretanto, reformulado em 2010 e 2011, contando com quatro subprogramas: Oportunidade I, Oportunidade II, Oportunidade III e Oportunidade Profissionalizante. Em 2009/2010, desenvolvemos um estudo descritivo e interpretativo, que teve como propósitos, entre outros aspetos, apreender as representações de professores do 1.º e do 2.º ciclo relativamente ao subprograma Oportunidade I e aos alunos que o frequentam e compreender as especificidades do trabalho pedagógico desenvolvido por aqueles no âmbito do referido subprograma. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 15 professores do 1.º e do 2.º ciclo das 8 escolas básicas integradas da ilha de S. Miguel que trabalhavam à data com alunos do subprograma Oportunidade I. Ao desvelar o pensamento dos professores acerca da relevância e adequação desses programas, dos alunos que os frequentam e do trabalho pedagógico realizado no contexto, este estudo apoia a avaliação dos programas de recuperação da escolaridade implementados na Região Autónoma dos Açores, em particular, ao mesmo tempo que levanta questões relativamente às políticas e práticas educativas que buscam o combate ao abandono e ao insucesso escolar, em geral.
- First record of Alosa fallax (Lacépède, 1803) (Teleostei: Clupeiformes:Clupeidae) in the Azores Archipelago, Portugal (NE Atlantic)Publication . Barreiros, João P.; Vieira, Rui P.; Machado, Leonardo F.This note reports the first record of Alosa fallax (Lacépède, 1803) in the Azores Archipelago (NE Atlantic, Portugal). Being an anadromous species, this occurrence is quite unexpected since there are no suitable breeding habitats for this species in these volcanic islands, isolated and river less. Although A. fallax is known to migrate offshore, it has never been previously reported in oceanic environments. We discuss this occurrence and theorize on the possibility of the species’ being found in Madeira, another Macaronesian Archipelago, albeit much older and closer to European coasts and thus more suitable to be crossed by A. fallax during their migration routes in pelagic environments. With this record, the number of Clupeid fishes for Azorean waters increases to two, the other being the well known and resident Sardina pilchardus.
- Comparison of Bacterial Diversity in Azorean and Hawai'ian Lava Cave Microbial MatsPublication . Hathaway, Jennifer J. Marshall; Garcia, Matthew G.; Balasch, Monica Moya; Spilde, Michael N.; Stone, Fred D.; Dapkevicius, Maria de Lurdes N. E.; Amorim, Isabel R.; Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.; Northup, Diana E.Worldwide, lava caves host colorful microbial mats. However, little is known about the diversity of these microorganisms, or what role they may play in the subsurface ecosystem. White and yellow microbial mats were collected from four lava caves each on the Azorean island of Terceira and the Big Island of Hawai’i, to compare the bacterial diversity found in lava caves from two widely separated archipelagos in two different oceans at different latitudes. Scanning electron microscopy of mat samples showed striking similarities between Terceira and Hawai’ian microbial morphologies. 16S rRNA gene clone libraries were constructed to determine the diversity within these lava caves. Fifteen bacterial phyla were found across the samples, with more Actinobacteria clones in Hawai’ian communities and greater numbers of Acidobacteria clones in Terceira communities. Bacterial diversity in the subsurface was correlated with a set of factors. Geographical location was the major contributor to differences in community composition (at the OTU level), together with differences in the amounts of organic carbon, nitrogen and copper available in the lava rock that forms the cave. These results reveal, for the first time, the similarity among the extensive bacterial diversity found in lava caves in two geographically separate locations and contribute to the current debate on the nature of microbial biogeography.
- Aquém e Além de São Jorge : Memória e VisãoPublication . Costa, Susana Goulart, coord.; Silva, Leonor Sampaio da, coord.; Chaves, Duarte Nuno, coord.Neste volume viaja-se no tempo e no espaço, a partir da centralidade jorgense, em busca de memórias escritas e visuais, bem como de olhares sobre diversas geografias espaciais e temporais, reunindo um conjunto diversificado de depoimentos e de reflexões sobre a realidade insular no contexto do arquipélago dos Açores e do mundo. O diálogo entre o que se viu e registou com o que se recorda, se perdeu e/ou se (re) constrói, pode ser equacionado numa dimensão institucional, política, social, económica e cultural.
- Contributo para o estudo da presença dos franciscanos Seculares no Grupo Oriental do arquipélago dos Açores, séculos XVII a XXIPublication . Chaves, Duarte NunoMotivado pela ação provocada pela Contra-Reforma, o século XVII nos Açores apresenta um dos períodos de maior fervor religioso desta região, sendo disso exemplo a difusão da vida conventual e monástica no arquipélago. O recrudescimento dos movimentos de seculares franciscanos, inseridos na Ordem Terceira da Penitência, no espaço Ibero-americano, têm a sua correspondência neste território insular, com a fundação de uma fraternidade de irmãos penitentes, muito possivelmente durante a primeira década de seiscentos, mais precisamente na ilha de Santa Maria. Esta situação é comprovada através de documentos do arquivo da sua congénere de Ponta Delgada, em S. Miguel. Segundo estes registos, as cerimónias de profissão dos primeiros irmãos penitentes nesta ilha, em 1624, contaram com a participação de um irmão da Ordem Terceira de Santa Maria, o fidalgo João Soares de Sousa. [...].
- A torre de Hanói, o fim do mundo e a MatemáticaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaSendo a Matemática a ciência dos padrões, é natural que a encontremos nas mais variadas situações do dia a dia. Muitas vezes, nem estamos à espera. O recurso a ferramentas matemáticas pode mesmo ser decisivo em muitas dessas situações. Neste artigo, apresento um exemplo de como é possível explorar diversos conceitos matemáticos a partir de um simples jogo: a torre de Hanói. (...)
- Sismos : onde e como se formam?Publication . Silva, Rui[…]. O arquipélago dos Açores está localizado numa região muito peculiar que compreende a Junção Tripla dos Açores, definida pela intersecção da Crista Médio-Atlântica com as placas Eurasiática e Africana. A presença destas importantes estruturas, tornam o enquadramento geodinâmico do arquipélago deveras singular, sendo responsável pelo elevado nível de sismicidade registado no arquipélago, assim como pela atividade vulcânica que aqui ocorre. A ilha de São Miguel é a maior do arquipélago. Na sua zona central encontra-se uma das regiões mais ativas do ponto de vista sísmico, a designada zona sismogénica do Fogo-Congro. A sismicidade localizada nesta região é, usualmente, caracterizada por um padrão disperso que abrange uma área consideravelmente vasta. De facto, existem relatos históricos que reportam uma atividade sísmica recorrente, essencialmente sob a forma de enxames sísmicos. […].
- Progressões aritméticas e geométricasPublication . Martins, Maria do Carmo
- Organizações e lideranças positivas: estudo empíricoPublication . Aguiar, Ana Raquel Torres; Batista, Maria da Graça CâmaraEste estudo empírico analisa as organizações positivas, a liderança, e a relação entre eles. Nesta pesquisa, pretendeu-se verificar a positividade de organizações, medir se o líder é ou não transformacional e o grau que os colaboradores sentem que o líder os empodera. Aplicou-se um questionário a 4 empresas da ilha de São Miguel e a amostra constituiu-se por 107 colaboradores. Estes pronunciaram-se acerca da positividade da organização e sobre a caraterização do seu superior hierárquico. Em relação à adesão, houve uma fraca taxa de resposta por parte dos colaboradores, e falta de adesão por parte de muitas organizações, no estudo. A outra limitação que houve foi que os indivíduos questionados deixaram algumas questões em branco, principalmente, as questões de caraterização geral. Os colaboradores inquiridos atribuíram uma classificação acima da média à positividade da sua organização, o que significa que classificam as organizações estudadas de organizações positivas. Os colaboradores atribuíram uma pontuação média ao grau em que o superior hierárquico é um líder transformacional e também atribuíram uma pontuação média ao grau em que o líder empodera os colaboradores. E também verificou-se que nenhuma das variáveis independentes influenciou os itens nas dimensões deste questionário. Para vias futuras de investigação, sugere-se aplicar-se os questionários faseadamente, com ênfase no estudo da liderança transformacional. As implicações que foram apontadas para a prática deste estudo, foram o feedback acerca da positividade da sua organização e do comportamento do superior hierárquico. Este feedback será útil para identificar falhas e encontrar estratégias para as colmatar.
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