Browsing by Issue Date, starting with "2014-01-09"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Progressões aritméticas e geométricasPublication . Martins, Maria do Carmo
- Organizações e lideranças positivas: estudo empíricoPublication . Aguiar, Ana Raquel Torres; Batista, Maria da Graça CâmaraEste estudo empírico analisa as organizações positivas, a liderança, e a relação entre eles. Nesta pesquisa, pretendeu-se verificar a positividade de organizações, medir se o líder é ou não transformacional e o grau que os colaboradores sentem que o líder os empodera. Aplicou-se um questionário a 4 empresas da ilha de São Miguel e a amostra constituiu-se por 107 colaboradores. Estes pronunciaram-se acerca da positividade da organização e sobre a caraterização do seu superior hierárquico. Em relação à adesão, houve uma fraca taxa de resposta por parte dos colaboradores, e falta de adesão por parte de muitas organizações, no estudo. A outra limitação que houve foi que os indivíduos questionados deixaram algumas questões em branco, principalmente, as questões de caraterização geral. Os colaboradores inquiridos atribuíram uma classificação acima da média à positividade da sua organização, o que significa que classificam as organizações estudadas de organizações positivas. Os colaboradores atribuíram uma pontuação média ao grau em que o superior hierárquico é um líder transformacional e também atribuíram uma pontuação média ao grau em que o líder empodera os colaboradores. E também verificou-se que nenhuma das variáveis independentes influenciou os itens nas dimensões deste questionário. Para vias futuras de investigação, sugere-se aplicar-se os questionários faseadamente, com ênfase no estudo da liderança transformacional. As implicações que foram apontadas para a prática deste estudo, foram o feedback acerca da positividade da sua organização e do comportamento do superior hierárquico. Este feedback será útil para identificar falhas e encontrar estratégias para as colmatar.
- Social media nas organizações açorianas: políticas, estratégias e perceçõesPublication . Cordeiro, Nuno Filipe Dias; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio BorgesOs social media criaram novas oportunidades mas também novos desafios às organizações, originando um novo contexto de atuação, em grande parte influenciado por alterações nos hábitos e comportamentos do consumidor. O objetivo da presente investigação consiste em analisar as posturas e as estratégias adotadas nas organizações Açorianas, bem como as perceções decorrentes da utilização dos social media. O tipo de investigação adotado neste estudo foi do tipo quantitativo de natureza descritiva, recorrendo ao método de questionário online. Foram obtidos 232 questionários válidos, os quais fornecem um conjunto de perceções sobre a utilização desses meios. A análise de Kruskal-Wallis foi realizada de forma a verificar as hipóteses de estudo. Os resultados mostram que a maioria das organizações do estudo já aderiram aos social media e que o Facebook é utilizado em praticamente todas. Os motivos de adesão são sobretudo: atingir um público mais amplo, criar notoriedade e comunicar com clientes. A dificuldade mais significativa sentida após a adesão é a falta de recursos ou disponibilidade. Ações de marketing e criação de conteúdo são as atividades mais utilizadas. Notavelmente, mais de metade não tem uma estratégia definida nem recorre à medição como forma de avaliar a sua presença, isto apesar de praticamente todas considerarem que esses meios favorecem o desempenho da atividade. Os social media é um tema muito estudado na perspetiva dos consumidores, mas encontra-se ainda numa fase inicial de investigação numa perspetiva organizacional. Esta dissertação procurou contribuir para o conhecimento sobre a utilização e o envolvimento dos social media nas organizações e em especial no contexto Açoriano.
- O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianosPublication . Vieira, Maria João Rocha; Tiago, Maria Teresa BorgesNos últimos anos a economia açoriana tem sido alvo de grandes reformulações e adaptações. A crescente preocupação pela divulgação da “marca Açores” tem contribuído para a criação de novas campanhas de lançamento e dinamização daquilo que a “nossa terra” oferece. O comportamento dos consumidores locais perante os produtos açorianos sustentabilizou o seguinte estudo. Compreender o lugar que a “marca Açores” ocupa no imaginário dos consumidores, bem como a etnocentricidade inerente ao seu comportamento, estão directamente relacionados com a expansão económica regional. Saber o WTP dos clientes pelo consumo de produtos de cariz açoriano, fomenta não só o incremento de novas gamas de produtos, como também estimula o desenvolvimento do comércio local. A recolha bibliográfica efectuada serviu de base à concepção do modelo evidenciado na presente pesquisa, o qual alicerçou o estudo do comportamento do consumidor regional. Uma vez que este estudo abrange, de um modo geral, várias categorias de produtos açorianos, apresenta conclusões gerais, o que em parte condiciona a resposta dos inquiridos. Esta limitação poderá servir de ponto de partida para um estudo mais detalhado sobre o comportamento do consumidor perante as diversas categorias de produtos regionais.
- Género e profissões: uma análise empírica para PortugalPublication . Furtado, Isabel Cristina dos Santos; Vieira, José CabralEsta dissertação analisa a perceção dos portugueses relativamente à existência de profissões tipificadas em formatos femininos e masculinos, em Portugal, bem como a perceção destes indivíduos relativamente aos fenómenos de preconceito na escolha de uma profissão maioritariamente ocupada pelo sexo oposto. Para o efeito, foi realizado um inquérito por questionário a 634 portugueses. Os resultados apontam para o conhecimento dos portugueses relativamente à existência de profissões tipificadas como masculinas e femininas e através da análise da regressão, foi possível analisar-se as determinantes dessa perceção. Verificou-se que as mulheres apresentam uma menor probabilidade, em relação aos homens, de considerar que existem profissões típicas a cada sexo. Estas apresentam ainda maior probabilidade de considerar que os homens têm preconceitos em escolher uma profissão maioritariamente ocupada por mulheres. Os homens, por sua vez, apresentam também maior probabilidade em considerar que as mulheres têm preconceito em escolher uma profissão maioritariamente ocupada por homens.