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Social media nas organizações açorianas: políticas, estratégias e perceções

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Abstract(s)

Os social media criaram novas oportunidades mas também novos desafios às organizações, originando um novo contexto de atuação, em grande parte influenciado por alterações nos hábitos e comportamentos do consumidor. O objetivo da presente investigação consiste em analisar as posturas e as estratégias adotadas nas organizações Açorianas, bem como as perceções decorrentes da utilização dos social media. O tipo de investigação adotado neste estudo foi do tipo quantitativo de natureza descritiva, recorrendo ao método de questionário online. Foram obtidos 232 questionários válidos, os quais fornecem um conjunto de perceções sobre a utilização desses meios. A análise de Kruskal-Wallis foi realizada de forma a verificar as hipóteses de estudo. Os resultados mostram que a maioria das organizações do estudo já aderiram aos social media e que o Facebook é utilizado em praticamente todas. Os motivos de adesão são sobretudo: atingir um público mais amplo, criar notoriedade e comunicar com clientes. A dificuldade mais significativa sentida após a adesão é a falta de recursos ou disponibilidade. Ações de marketing e criação de conteúdo são as atividades mais utilizadas. Notavelmente, mais de metade não tem uma estratégia definida nem recorre à medição como forma de avaliar a sua presença, isto apesar de praticamente todas considerarem que esses meios favorecem o desempenho da atividade. Os social media é um tema muito estudado na perspetiva dos consumidores, mas encontra-se ainda numa fase inicial de investigação numa perspetiva organizacional. Esta dissertação procurou contribuir para o conhecimento sobre a utilização e o envolvimento dos social media nas organizações e em especial no contexto Açoriano.
ABSTRACT: The social media brought new opportunities, but also new challenges for organizations. With them came the rise of a new context of action, largely influenced by the changing habits and the behaviour of the consumer. The purpose of the following research is to analyse the views and strategies embraced by Azorean organizations, as well as the perceptions arising from the use of social media. For this study it was chosen a quantitative type of research, of a descriptive nature, using an online survey. The 232 valid surveys obtained led to a range of perceptions about the use of social media. The study hypotheses were verified using the Kruskal-Wallis analysis. The results reveal that the majority of organizations involved in the study already use social media and that almost all of them use Facebook. The reasons for that are, mainly, to reach a wider audience, to increase notoriety and to communicate with customers. The most relevant difficulty felt after joining the social media is the lack of resources and availability. Marketing initiatives and content creation are the most used activities. Remarkably, more than half doesn’t have a defined strategy, nor uses measuring instruments to assess their presence. However, they consider that the social media enhance their performance. The social media is a widely studied topic from the consumer’s point of view, but there is still little investigation from an organizational perspective. This dissertation sought to contribute for the knowledge about the use and the involvement of the social media in organizations, especially in the Azorean context.

Description

Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas/MBA, 9 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores.

Keywords

Internet Web 2.0 Social Media User Generated Content

Citation

Cordeiro, Nuno Filipe Dias. "Social media nas organizações açorianas: políticas, estratégias e perceções". 2014. x, 132 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.

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