Publication
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
dc.contributor.author | Tavares, Marta Januário | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T15:59:33Z | |
dc.date.available | 2017-04-24T15:59:33Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. | pt_PT |
dc.description.abstract | ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O arquipélago dos Açores é apontado como a região de Portugal com a taxa de insucesso escolar mais elevado, dificultando o cumprimento das metas preconizadas na estratégia 2020 para a educação. Por sua vez, o envolvimento escolar é considerado um fator influente dos resultados dos alunos e protetor de situações de disrupção e abandono. Conjugando estas duas condições, neste estudo caracterizam-se alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de São Miguel - Açores em termos de variáveis familiares, escolares e psicológicas, com enfoque no envolvimento escolar e na condição de repetência. Situando-nos na ótica da psicologia, pretende-se perceber que meios podem ser colocados ao dispor das escolas e do sistema educativo para minimizar este flagelo regional. OBJETIVO: Caracterizar a situação face à escola de alunos do 3º ciclo e ensino secundário, com vista a descortinar variáveis, designadamente psicológicas, que possam estar a dificultar o sucesso escolar. METODOLOGIA: 455 alunos de 15 turmas dos 8º e 10º anos de seis escolas do ensino básico e secundário de cinco concelhos da ilha de São Miguel, ilha que reúne mais de metade da população dos Açores. RESULTADOS: Encontraram-se resultados com diferenças estatísticas entre alunos com reprovações e sem reprovações nas seguintes variáveis psicológicas: assertividade e envolvimento escolar. Resultados em outras variáveis, como a inteligência emocional ou a ansiedade, não foram tão discriminativos. CONCLUSÃO: Parece ser importante apostar na criação de condições favorecedoras de atributos proacadémicos, como a capacidade de iniciar, manter e terminar interações sociais, recusar pedidos; fazer pedidos ou solicitar favores, e expressar sentimentos negativos e positivos, assim como na criação de vínculos à escola, para além do investimento no currículo académico. Tratando-se de variáveis de enfoque psicológico, a acção dos SPOs poderá favorecer mudanças num sentido positivo. Eventualmente, importa repensar o papel a desempenhar por estes serviços num sistema ecológico de minimização de vulnerabilidade. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Universidade de Lisboa; Instituto de Educação | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Tavares, M., Caldeira, S., & SIlva, O. (2016). "Insucesso Escolar: Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 514-526). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-35-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4114 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | pt_PT |
dc.subject | Assertividade | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Escolar | pt_PT |
dc.subject | Adesão à Escola | pt_PT |
dc.subject | Sucesso Escolar | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.title | Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 526 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 514 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola : Perspetivas da Psicologia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Insucesso Escolar - numa região de elevada vulnerabilidade.pdf
- Size:
- 11.87 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: