Repository logo
 
Publication

Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade

dc.contributor.authorTavares, Marta Januário
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.date.accessioned2017-04-24T15:59:33Z
dc.date.available2017-04-24T15:59:33Z
dc.date.issued2016-12
dc.descriptionII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.pt_PT
dc.description.abstractENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O arquipélago dos Açores é apontado como a região de Portugal com a taxa de insucesso escolar mais elevado, dificultando o cumprimento das metas preconizadas na estratégia 2020 para a educação. Por sua vez, o envolvimento escolar é considerado um fator influente dos resultados dos alunos e protetor de situações de disrupção e abandono. Conjugando estas duas condições, neste estudo caracterizam-se alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de São Miguel - Açores em termos de variáveis familiares, escolares e psicológicas, com enfoque no envolvimento escolar e na condição de repetência. Situando-nos na ótica da psicologia, pretende-se perceber que meios podem ser colocados ao dispor das escolas e do sistema educativo para minimizar este flagelo regional. OBJETIVO: Caracterizar a situação face à escola de alunos do 3º ciclo e ensino secundário, com vista a descortinar variáveis, designadamente psicológicas, que possam estar a dificultar o sucesso escolar. METODOLOGIA: 455 alunos de 15 turmas dos 8º e 10º anos de seis escolas do ensino básico e secundário de cinco concelhos da ilha de São Miguel, ilha que reúne mais de metade da população dos Açores. RESULTADOS: Encontraram-se resultados com diferenças estatísticas entre alunos com reprovações e sem reprovações nas seguintes variáveis psicológicas: assertividade e envolvimento escolar. Resultados em outras variáveis, como a inteligência emocional ou a ansiedade, não foram tão discriminativos. CONCLUSÃO: Parece ser importante apostar na criação de condições favorecedoras de atributos proacadémicos, como a capacidade de iniciar, manter e terminar interações sociais, recusar pedidos; fazer pedidos ou solicitar favores, e expressar sentimentos negativos e positivos, assim como na criação de vínculos à escola, para além do investimento no currículo académico. Tratando-se de variáveis de enfoque psicológico, a acção dos SPOs poderá favorecer mudanças num sentido positivo. Eventualmente, importa repensar o papel a desempenhar por estes serviços num sistema ecológico de minimização de vulnerabilidade.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Universidade de Lisboa; Instituto de Educaçãopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTavares, M., Caldeira, S., & SIlva, O. (2016). "Insucesso Escolar: Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 514-526). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-35-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4114
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.subjectAssertividadept_PT
dc.subjectEnvolvimento Escolarpt_PT
dc.subjectAdesão à Escolapt_PT
dc.subjectSucesso Escolarpt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.titleInsucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage526pt_PT
oaire.citation.startPage514pt_PT
oaire.citation.titleII Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola : Perspetivas da Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Insucesso Escolar - numa região de elevada vulnerabilidade.pdf
Size:
11.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: