Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
11.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O arquipĆ©lago dos AƧores Ć© apontado como a regiĆ£o de Portugal com a taxa de insucesso escolar mais elevado, dificultando o cumprimento das metas preconizadas na estratĆ©gia 2020 para a educação. Por sua vez, o envolvimento escolar Ć© considerado um fator influente dos resultados dos alunos e protetor de situaƧƵes de disrupção e abandono. Conjugando estas duas condiƧƵes, neste estudo caracterizam-se alunos do 3Āŗ ciclo e do ensino secundĆ”rio de SĆ£o Miguel - AƧores em termos de variĆ”veis familiares, escolares e psicológicas, com enfoque no envolvimento escolar e na condição de repetĆŖncia. Situando-nos na ótica da psicologia, pretende-se perceber que meios podem ser colocados ao dispor das escolas e do sistema educativo para minimizar este flagelo regional. OBJETIVO: Caracterizar a situação face Ć escola de alunos do 3Āŗ ciclo e ensino secundĆ”rio, com vista a descortinar variĆ”veis, designadamente psicológicas, que possam estar a dificultar o sucesso escolar. METODOLOGIA: 455 alunos de 15 turmas dos 8Āŗ e 10Āŗ anos de seis escolas do ensino bĆ”sico e secundĆ”rio de cinco concelhos da ilha de SĆ£o Miguel, ilha que reĆŗne mais de metade da população dos AƧores. RESULTADOS: Encontraram-se resultados com diferenƧas estatĆsticas entre alunos com reprovaƧƵes e sem reprovaƧƵes nas seguintes variĆ”veis psicológicas: assertividade e envolvimento escolar. Resultados em outras variĆ”veis, como a inteligĆŖncia emocional ou a ansiedade, nĆ£o foram tĆ£o discriminativos. CONCLUSĆO: Parece ser importante apostar na criação de condiƧƵes favorecedoras de atributos proacadĆ©micos, como a capacidade de iniciar, manter e terminar interaƧƵes sociais, recusar pedidos; fazer pedidos ou solicitar favores, e expressar sentimentos negativos e positivos, assim como na criação de vĆnculos Ć escola, para alĆ©m do investimento no currĆculo acadĆ©mico. Tratando-se de variĆ”veis de enfoque psicológico, a acção dos SPOs poderĆ” favorecer mudanƧas num sentido positivo. Eventualmente, importa repensar o papel a desempenhar por estes serviƧos num sistema ecológico de minimização de vulnerabilidade.
Description
II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.
Keywords
Assertividade Envolvimento Escolar Adesão à Escola Sucesso Escolar Alunos
Pedagogical Context
Citation
Tavares, M., Caldeira, S., & SIlva, O. (2016). "Insucesso Escolar: Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 514-526). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.
Publisher
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação