Repository logo
 
Publication

Programa de competências pessoais e sociais para adultos em exclusão social

dc.contributor.authorFernandes, Hélder Manuel Rego
dc.contributor.authorMoreno, Elisa
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorCarvalho, Célia
dc.date.accessioned2016-03-28T11:39:25Z
dc.date.available2016-03-28T11:39:25Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTrabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 8 Interculturalidad, inclusión social y educación. Universidad da Coruña, 3 de Setembro de 2015.pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um programa de promoção de competências pessoais e sociais para públicos em situação de exclusão social, designado “Saber, Pensar e Agir – SPA”. Constituído por 12 sessões e estruturado em três áreas, comunicação e relações interpessoais, gestão doméstica e comportamentos de riscos/saudáveis, contou, na sua 1.ª edição, com 8 adultos com multiproblemáticas associadas. Dos resultados obtidos, através de grelhas de observação e registos de comportamento, constatou-se a importância da continuidade de ações desta natureza, não só pelo conhecimento e reeducação de comportamentos mas também pelo reforço de laços afetivos e potencialização de atitudes de cooperação e interajuda.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This paper presents “Saber, Pensar e Agir- SPA” a Personal and Social Program Skills for adults in social exclusion. The program comprised 12 sessions and it was structured into three areas, communication and interpersonal skills, household management, and risk and healthy behaviors. The 1st implementation of the program included 8 participants 7 women and 1 man with multiple problems. The results obtained through observation grids and behavior records shows the importance of continuing promote this kind of programs, not only for knowledge and rehabilitation of behaviors but also strengthening emotional ties and enhancing cooperation and self-help attitudes.en
dc.identifier.citationRego Fernandes, H., Moreno, E., Caldeira, S. N., & Barreto Carvalho, C. (2015). Programa de competências pessoais e sociais para adultos em exclusão social. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr.(8), A8-012-A8-016. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.08.114pt_PT
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2015.0.08.114pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3696
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruña, Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectPopulação em Riscopt_PT
dc.subjectCompetências Sociaispt_PT
dc.subjectGestão Domésticapt_PT
dc.subjectComportamentos de Riscopt_PT
dc.subjectComportamentos Saudáveispt_PT
dc.subjectRisk Populationen
dc.subjectSocial Skillsen
dc.subjectHousehold Managementen
dc.subjectRisk Behavioren
dc.subjectHealth Behavioren
dc.titlePrograma de competências pessoais e sociais para adultos em exclusão socialpt_PT
dc.title.alternativePersonal and social program skills for adults in social exclusionen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.endPageA8-016pt_PT
oaire.citation.issue(8)pt_PT
oaire.citation.startPageA8-012pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónes
oaire.citation.volumeExtr.pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Programa de Competencias pessoais e sociais para adultos em exclusão social.pdf
Size:
170.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: