Repository logo
 
Publication

Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade : perfis de jovens açorianos

dc.contributor.authorDiogo, Ana Matias
dc.date.accessioned2017-09-06T15:48:03Z
dc.date.available2017-09-06T15:48:03Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNo quadro da crise de oportunidades juvenis e dos processos de individualização das sociedades contemporâneas, a experiência escolar dos jovens tem vindo a alterar-se. Mais prolongada, mas também marcadamente instrumental, baseada no reconhecimento da utilidade dos diplomas, e simultaneamente expressiva, na medida em que se associa à busca da realização pessoal. Tais tendências não impedem que esta experiência continue a ser fortemente estruturada por desigualdades. Analisamos o caso da Região Autónoma dos Açores, um território marcado por indicadores educacionais particularmente desfavoráveis. A partir da análise de uma amostra representativa dos jovens açorianos, entre os 15 e os 34 anos, identificam-se diversos perfis relativamente à sua trajetória escolar e sentido atribuído à escola. A par de um reconhecimento generalizado do valor da escola, que atravessa os vários perfis, salienta-se a diversidade de experiências (mais instrumental ou mais expressiva) e a fragilidade dos percursos escolares de muitos jovens açorianos, caraterizados pela exclusão, penosidade e insucesso.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In the context of the crisis of youth opportunities and individualization processes of contemporary societies, the school experience of young people is changing. Longer, but also markedly instrumental, based on the recognition of the utility of certificates, and also expressive, to the extent that it is associated to the quest of personal fulfillment. Trends that do not prevent that this experience continues to be strongly structured by inequalities. We analyze the case of the Azores, marked by particularly unfavourable educational indicators. Based on the analysis of a representative sample of Azorean youngsters, with 15-34 years, different profiles are identified, in relation to their school pathways and meaning ascribed to school. Along with a general recognition of the value ascribed to school, which crosses the various profiles, we highlight the diversity of experiences (more instrumental or more expressive) and the fragility of education pathways of many youngsters, characterized by exclusion, painfulness and failure.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDiogo, Ana M. (2016). Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade: perfis de jovens açorianos, "Revista Portuguesa de Educação", 29(2): 329-357. DOI:10.21814/rpe.7916pt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.7916pt_PT
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4354
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJuventudept_PT
dc.subjectTrajetória Escolarpt_PT
dc.subjectPerfil de Jovenspt_PT
dc.subjectSocial Inequalitiesen
dc.subjectSchool Pathwaysen
dc.subjectYouth Profilesen
dc.titleTrajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade : perfis de jovens açorianospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage357pt_PT
oaire.citation.issue(2)pt_PT
oaire.citation.startPage329pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trajetorias escolares e sentido_RPE2016.pdf
Size:
878.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: