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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como objetivo principal averiguar a perceção de pais de um grupo de crianças sobre a estimulação físico-motora dos seus filho(a)s, com base nas rotinas, na adesão a práticas físico-motoras em contextos educacionais variados (escola, clube e família) e a sua proficiência em várias habilidades motoras adequadas à idade. A pesquisa foi efectuada a partir do confronto de informação recolhida através da aplicação de um questionário a 35 pais de crianças em idade pré-escolar e escolar.
Os resultados observados orientaram-se no sentido de os pais percepcionarem que os seus filhos têm rotina em atividades pouco ativas delegando à escola grande parte da prática da atividade física motora e desportiva dos seus educandos. A proficiência das crianças em variadas habilidades motoras relevantes para a infância relaciona-se com as suas características físicas e os pais mostraram conhecer as suas maiores fragilidades. Os pais relevam ter sensibilidade para divulgar e incentivar à prática de AF aos seus filhos, havendo uma associação desta predisposição com as suas vivências desportivas de infância.
Description
Keywords
Infância Pais Atividade Físico-Motora Rotinas Proeficiência Motora
Citation
Cordeiro, N. & Condessa, I. (2016). "A perceção de pais sobre as rotinas, a prática de atividade física e a proficiência motora dos seus filhos". In J. Serrano & J. Petrica (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IX, (pp. 24-31). Castelo Branco: IPCB.
Publisher
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação