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Os recursos humanos na hotelaria de São Miguel: o contributo da satisfação no trabalho para uma cultura de qualidade no destino turístico

dc.contributor.authorSantos, Alexandre Simas
dc.contributor.authorMoniz, Ana Isabel Arruda
dc.contributor.authorBatista, Maria da Graça Câmara
dc.contributor.authorMendes, Armando B.
dc.date.accessioned2014-03-31T11:24:56Z
dc.date.available2014-03-31T11:24:56Z
dc.date.issued2013-11-14
dc.date.updated2014-01-24T00:40:13Z
dc.descriptionTourism & Management Studies International Conference, Universidade do Algarve, 13-16 November 2013.por
dc.description.abstractA qualidade dos serviços na hotelaria tem sido reconhecida como um fator de atração e fidelização de clientes, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade num destino turístico. A adoção de uma gestão hoteleira com enfoque na qualidade requer mudanças na cultura organizacional e necessita de motivação e satisfação no trabalho. George e Jones (1999) definem a satisfação como o conjunto de sentimentos e crenças dos indivíduos sobre o seu trabalho, que quando positiva, de acordo com Robbin e Judge (2009), origina comportamentos favoráveis à organização que depois se podem repercutir no serviço ao cliente. Neste trabalho procurou-se analisar a satisfação como uma ferramenta para alcançar a excelência no desempenho das atividades dos recursos humanos nas unidades hoteleiras da ilha de São Miguel. Através de um questionário efectuou-se a recolha de dados referentes à satisfação, motivação e critérios percecionados sobre a qualidade do destino turístico, que foram tratados com um modelo de regressão ordinal. Constatou-se que os recursos humanos apresentam um nível de satisfação médio/alto, que é influenciado pela idade, contacto com os clientes, concelho de residência e género. Assim, recomenda-se que os gestores promovam mudanças qualitativas nos processos sob a sua responsabilidade, pois os resultados indicam que isso potenciará a satisfação dos colaboradores e se irá refletir na excelência do serviço prestado ao cliente.por
dc.identifier.citationAlexandre Santos; Ana Moniz; M. da Graça Batista; Mendes, Armando B. (2013). "OS RECURSOS HUMANOS NA HOTELARIA DE SÃO MIGUEL: O CONTRIBUTO DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO PARA UMA CULTURA DE QUALIDADE NO DESTINO TURÍSTICO", Trabalho apresentado em TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, In TMS ALGARVE 2013 Book of Abstracts, Olhão, 2013. (p. 138. ISBN: 978-989-8472-36-6).por
dc.identifier.issn978-989-8472-36-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2937
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarvepor
dc.subjectRecursos Humanospor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectHotelariapor
dc.titleOs recursos humanos na hotelaria de São Miguel: o contributo da satisfação no trabalho para uma cultura de qualidade no destino turísticopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarvepor
oaire.citation.endPage138por
oaire.citation.startPage138por
oaire.citation.titleTMS – TOURISM AND MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE, BOOK OF ABSTRACTSpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

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