Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Os recursos humanos na hotelaria de São Miguel: o contributo da satisfação no trabalho para uma cultura de qualidade no destino turísticoPublication . Santos, Alexandre Simas; Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça Câmara; Mendes, Armando B.A qualidade dos serviços na hotelaria tem sido reconhecida como um fator de atração e fidelização de clientes, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade num destino turístico. A adoção de uma gestão hoteleira com enfoque na qualidade requer mudanças na cultura organizacional e necessita de motivação e satisfação no trabalho. George e Jones (1999) definem a satisfação como o conjunto de sentimentos e crenças dos indivíduos sobre o seu trabalho, que quando positiva, de acordo com Robbin e Judge (2009), origina comportamentos favoráveis à organização que depois se podem repercutir no serviço ao cliente. Neste trabalho procurou-se analisar a satisfação como uma ferramenta para alcançar a excelência no desempenho das atividades dos recursos humanos nas unidades hoteleiras da ilha de São Miguel. Através de um questionário efectuou-se a recolha de dados referentes à satisfação, motivação e critérios percecionados sobre a qualidade do destino turístico, que foram tratados com um modelo de regressão ordinal. Constatou-se que os recursos humanos apresentam um nível de satisfação médio/alto, que é influenciado pela idade, contacto com os clientes, concelho de residência e género. Assim, recomenda-se que os gestores promovam mudanças qualitativas nos processos sob a sua responsabilidade, pois os resultados indicam que isso potenciará a satisfação dos colaboradores e se irá refletir na excelência do serviço prestado ao cliente.
- Câmara, Luzes, Ação e … MatemáticaPublication . Melo, Helena SousaNeste artigo apresentam-se alguns filmes de cinema e séries televisivas que abordam conceitos matemáticos.