Repository logo
 
Publication

Deliberação curricular e mutualidade : estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação ação

dc.contributor.authorSousa, Francisco
dc.date.accessioned2017-05-17T09:30:44Z
dc.date.available2017-05-17T09:30:44Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2016-12-31T23:24:12Z
dc.descriptionXII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Recife, Pernambuco/Brasil, 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2016.pt_PT
dc.description.abstractUm projeto de investigação ação colaborativa intitulado ICR (Investigação para um Currículo Relevante) foi implementado entre 2007 e 2012 nos Açores, Portugal, por uma equipa que incluía professores auxiliares da Universidade dos Açores e professores de seis escolas localizadas no referido arquipélago. Esta equipa interessou-se por relacionar manifestações de alheamento de muitos altu1os em relação ao currículo com questões de relevância curricular. Embora vários aspetos do projeto já tenham sido estudados (Sousa, Alonso e Roldão, 2013), havia necessidade de aprofundar o estudo de um aspeto específico: mudanças nas fom1as de colaboração entre os membros da equipa ao longo da implementação do projeto. Assim, o estudo foi organizado em torno da seguinte questão de investigação: como evoluiu o envolvimento dos participantes no trabalho colaborativo ao longo do projeto? A investigação ação tende a ser caracterizada como colaborativa e liderada não por acadêmicos, mas sim por profissionais com orientação prática, como é o caso dos professores, no caso particular da investigação ação em educação. Mas o projeto ICR foi liderado por investigadores universitários. Por isso, estudar como diferentes tipos de participantes colaboraram uns com os outros em diferentes fases do projeto poderá encorajar a comunidade científica a considerar entendimentos mais flexíveis de investigação ação, sobretudo em termos de colaboração e apropriação. […].pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier978-85-87987-03-7en_US
dc.identifier.citationSousa, Francisco (2016). "Deliberação curricular e mutualidade: estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação ação", Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, In Currículo, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e avaliação: Anais dos XII colóquio sobre questões curriculares, VIII colóquio luso-brasileiro de currículo e II colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares (pp. 348-356). Recife, Pernambuco/Brasil: ANPAE.pt_PT
dc.identifier.issn978-85-87987-03-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4154
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherANPAEpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducação Básicapt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectRelevância Curricularpt_PT
dc.titleDeliberação curricular e mutualidade : estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação açãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRecife, Pernambuco/Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage356pt_PT
oaire.citation.startPage348pt_PT
oaire.citation.titleCurrículo, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e avaliaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Recife_1.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: