Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Deliberação curricular e mutualidade : estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação ação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Recife_1.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Um projeto de investigação ação colaborativa intitulado ICR (Investigação para um Currículo Relevante) foi implementado entre 2007 e 2012 nos Açores, Portugal, por uma equipa que incluía professores auxiliares da Universidade dos Açores e professores de seis escolas localizadas no referido arquipélago. Esta equipa interessou-se por relacionar manifestações de alheamento de muitos altu1os em relação ao currículo com questões de relevância curricular. Embora vários aspetos do projeto já tenham sido estudados (Sousa, Alonso e Roldão, 2013), havia necessidade de aprofundar o estudo de um aspeto específico: mudanças nas fom1as de colaboração entre os membros da equipa ao longo da implementação do projeto. Assim, o estudo foi organizado em torno da seguinte questão de investigação: como evoluiu o envolvimento dos participantes no trabalho colaborativo ao longo do projeto? A investigação ação tende a ser caracterizada como colaborativa e liderada não por acadêmicos, mas sim por profissionais com orientação prática, como é o caso dos professores, no caso particular da investigação ação em educação. Mas o projeto ICR foi liderado por investigadores universitários. Por isso, estudar como diferentes tipos de participantes colaboraram uns com os outros em diferentes fases do projeto poderá encorajar a comunidade científica a considerar entendimentos mais flexíveis de investigação ação, sobretudo em termos de colaboração e apropriação. […].

Description

XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Recife, Pernambuco/Brasil, 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2016.

Keywords

Currículo Educação Básica Investigação-acção Professor Relevância Curricular

Citation

Sousa, Francisco (2016). "Deliberação curricular e mutualidade: estudo sobre colaboração entre participantes num projeto de investigação ação", Trabalho apresentado em II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, In Currículo, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e avaliação: Anais dos XII colóquio sobre questões curriculares, VIII colóquio luso-brasileiro de currículo e II colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares (pp. 348-356). Recife, Pernambuco/Brasil: ANPAE.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue