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Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da História

dc.contributor.authorCordeiro, Pedro
dc.contributor.authorSousa, Francisco
dc.date.accessioned2016-02-10T18:01:38Z
dc.date.available2016-02-10T18:01:38Z
dc.date.issued2015-04
dc.descriptionFórum Internacional de Pedagogia (FIPED V): "À Descoberta da Investigação", Angra do Heroísmo, Universidade dos Açores, 17 e 18 de abril de 2015.pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho de investigação surgiu no âmbito do Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este encontra-se em desenvolvimento, porque o estágio decorre no presente ano letivo. Esta comunicação incide apenas sobre dados recolhidos na primeira metade do estágio, relativos à lecionação da disciplina de História. Compreender a importância e as implicações da planificação no ensino-aprendizagem da disciplina de História, verificando como planificam os docentes de História no Ensino Básico e Secundário. Foi efetuada a análise das planificações realizadas pelo estagiário, pela docente cooperante e pelo Departamento de História da escola onde decorreu o estágio, localizada no concelho de Ponta Delgada. Foram realizadas entrevistas a 10 docentes, cinco da escola onde decorreu o estágio e os outros cinco de outra instituição de Ensino Secundário do concelho de Ponta Delgada. Após análise dos dados, verificámos que para 80% dos docentes envolvidos no estudo, a planificação é um instrumento de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de História, sendo que 90% destes utilizam o plano de aula na preparação da lecionação. Podemos afirmar que a planificação se apresenta como um fio condutor do ensino, permitindo ao docente estruturar as suas aulas, mesmo que por vezes tenha que ser alterada mediante os constrangimentos encontrados aquando da sua aplicação, o que demonstra a flexibilidade que deve estar presente na planificação. Na generalidade os docentes inquiridos utilizam a mesma metodologia, realizando uma planificação anual em Departamento e ao longo do período com um alcance mais curto. Esta forma de trabalhar está em sintonia com recomendações apresentadas por diversos autores, que afirmam que o processo de planificação deve ser elaborado em duas fases: a primeira com os restantes docentes, a segunda de forma individual. Em suma, a planificação é importante no processo de ensino-aprendizagem, permitindo um fio condutor na lecionação. No entanto, esta deve ser realizada antes, durante e após a aula de modo a não limitar a ação docente.pt_PT
dc.identifier.citationCordeiro, P. e Sousa, F. (2015). "Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história". Comunicação apresentada ao FIPED Portugal V – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3626
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade dos Açorespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fiped.pt/p/fiped-v.htmlpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectEnsino da Históriapt_PT
dc.titleTeorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da Históriapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAngra do Heroísmopt_PT
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleFIPED Portugal V - Fórum Internacional de Pedagogiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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