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A problemática da obesidade e da atividade física no desenvolvimento infantojuvenil : professores (in)capazes?

dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.date.accessioned2017-04-04T09:55:32Z
dc.date.available2017-04-04T09:55:32Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNo âmbito da mesa redonda, A Saúde e suas Interfaces ao Desenvolvimento Humano, esta comunicação surge do interesse em se pensar o contributo da escola básica (fundamental) na prevenção e intervenção à obesidade junto das crianças e jovens, procurando-se conhecer as práticas desenvolvidas nesse sentido pelos profissionais de educação, sobretudo os de educação física (EF). Resultados de vários estudos, realizados na Região Autónoma dos Açores (RAA) permitiram concluir que os professores são unânimes em considerar a escola como um local privilegiado para realizar Atividade Física (AF) e, assim, promover o Desenvolvimento Multidimensional da criança, quer nos tempos de recreio, quer em práticas da educação física e desporto escolar, contribuindo desde cedo para a sua saúde e bem estar – físico, psicológico e social. Os professores, enquanto verdadeiros agentes de mudança, devem criar competências para intervir eficazmente, de forma a reforçar nessas crianças e jovens uma atitude positiva para com as AF. Contudo, vários profissionais consideram que essas práticas requerem uma preparação muito específica, que exige uma procura mais atualizada de momentos de (auto)formação. É de referir, como proposta concreta, a apresentação de uma proposta de criação de um projeto local, plano esse que envolva toda uma equipa multidisciplinar e que terá por objetivo primordial: ajudar a criar um ambiente ativo, em jovens na idade infância/adolescência, em situação de pré-obesidade ou obesidade, promovendo nestes um estilo de vida mais saudável e a prevenção de doenças associadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCondessa, I. (2015). "A Problemática da Obesidade e da Atividade Física no Desenvolvimento Infanto-juvenil: Professores (In)capazes?". In E. Souza, J. Nascimento, E. Azevedo. & B. Pereira (Orgs.), Educação Física, Lazer e Saúde: interfaces ao desenvolvimento humano. Coleção Temas em Movimento. Volume 6, (pp. 277-298), Florianópolis: Editora da UDESC.pt_PT
dc.identifier.issn978-85-8302-049-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4065
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUDESCpt_PT
dc.subjectAtividade Físicapt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectObesidadept_PT
dc.titleA problemática da obesidade e da atividade física no desenvolvimento infantojuvenil : professores (in)capazes?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFlorianópolis, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage298pt_PT
oaire.citation.startPage277pt_PT
oaire.citation.titleEducação Física, Lazer e Saúde : interfaces ao desenvolvimento humanopt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

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