Repository logo
 
Publication

Acolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superior

dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSousa, Áurea
dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.date.accessioned2020-02-06T11:56:03Z
dc.date.available2020-02-06T11:56:03Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionXV Congreso internacional gallego-portugués de psicopedagogía, II Congreso de la Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 4 a 6 de setembro de 2019.pt_PT
dc.description.abstractEste trabalho tem o intuito de ajudar a compreender o processo de entrada no Ensino Superior (ES), com base nas características sociodemográficas dos estudantes, nas suas experiências de integração e acolhimento, e no seu envolvimento. […]. Os dados foram analisados utilizando testes não paramétricos e a Análise em Componentes Principais Categórica (CatPCA). No mapa percetual resultante da CatPCA, a 1ª dimensão evidencia a oposição entre os estudantes com menores níveis de envolvimento académico (sobretudo na dimensão afetiva), participação, integração e acolhimento, e os restantes. Por outro lado, a 2ª dimensão opõe os mais novos, os que concordam mais com o papel da praxe a nível da integração académica e os que revelam menores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva, aos mais velhos, que tendencialmente não valorizam tanto o papel da praxe e apresentam maiores níveis de envolvimento na dimensão cognitiva.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This work aims to help the understanding of the process of entry into Higher Education (HE), based on students' sociodemographic characteristics, their experiences of integration and their engagement.[…]. Data were analyzed using non-parametric tests and Categorical Principal Component Analysis (CatPCA). In the perceptual map resulting from CatPCA, the first dimension shows the opposition among students with lower levels of engagement (especially in the affective dimension), participation and integration, and the rest. On the other hand, the second dimension opposes the younger ones, those who agree more with the role of hazing for the integration and those that show lower levels of cognitive engagement, to the older ones, who tend to not value the role of hazing and show higher levels of cognitive engagement.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, O.; Caldeira, Suzana; Sousa, Á.; Mendes, M. (2019). Acolhimento, integração e envolvimento académico: um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superior. In Libro de Actas del XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, pp. 4519-4529.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/2183/23486
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5345
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruñapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectIntegração e Acolhimentopt_PT
dc.subjectEnvolvimento Académicopt_PT
dc.subjectPerceções dos Estudantespt_PT
dc.subjectAnálise de Dadospt_PT
dc.titleAcolhimento, integração e envolvimento académico : um estudo das perceções de estudantes universitários à entrada do ensino superiorpt_PT
dc.title.alternativeEntry, integration and student engagement : Perceptions of university students at the entrance of higher educationen
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruña - Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage4529pt_PT
oaire.citation.startPage4519pt_PT
oaire.citation.titleXV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogíapt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNameCaldeira
person.familyNameSousa
person.familyNameMendes
person.givenNameOsvaldo Dias Lopes
person.givenNameSuzana Nunes
person.givenNameÁurea
person.givenNameMaria
person.identifier1242931
person.identifier.ciencia-idBB18-ED20-169F
person.identifier.ciencia-id4818-6D11-9EF4
person.identifier.ciencia-idF918-C1BD-E8CE
person.identifier.orcid0000-0002-0269-8153
person.identifier.orcid0000-0002-1024-6958
person.identifier.orcid0000-0003-3151-5237
person.identifier.orcid0000-0003-3147-2468
person.identifier.ridAAD-3290-2019
person.identifier.ridK-9029-2018
person.identifier.scopus-author-id56584181400
person.identifier.scopus-author-id35184112600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication92d4408a-8147-4dd0-a990-010265007aff
relation.isAuthorOfPublication2e622331-b4e3-4753-9e89-a562a140e0d6
relation.isAuthorOfPublication0f4ca62c-8f83-4e38-bc0d-3e670faf1f1d
relation.isAuthorOfPublicationde17e96e-a978-49ec-a026-33f6b536ae80
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0f4ca62c-8f83-4e38-bc0d-3e670faf1f1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo_Silva et al._acolhimento_pp. 4519-4529.pdf
Size:
1.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: