Publication
Contributo dos jogos realizados no recreio do 1.º ciclo para o desenvolvimento motor da criança
dc.contributor.author | Pereira, Vânia | |
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-04-04T10:59:48Z | |
dc.date.available | 2017-04-04T10:59:48Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.description.abstract | É nos recreios onde as crianças realizam as suas atividades de forma "livre" e estes momentos são uma boa oportunidade de aprendi-zagem e desenvolvimento das habilidades motoras, a atividade lúdica e o jogo poden dar nesta fase, um grande contributo nesse senti-do.Este estudo teve como objetivos: saber quais as práticas realiza-das atualmente nos recreios das escolas do 1º ciclo e quais os espa-ços de recreio mais utilizados pelas crianças durante esse período, verificando as diferenças entre género. Para a realização deste estu-do foi aplicado um questionário sobre práticas e interações nos recreios em duas escolas do 1º ciclo da cidade de Braga. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de escolaridade, dos quais, 167 (52,7%) são rapazes e 150 (47,3%) raparigas. Verificamos que os rapazes, durante o tempo de recreio na escola, se envolvem com mais frequência nas seguintes atividades: correr (82,6%); jogar futebol (74,9%); caçadinhas (67,1%), e as raparigas realizam, com mais frequência: correr (78,7%); conversar (71,3%); caçadinhas (64,0%). Em relação aos espaços onde decorrem as atividades, tanto rapazes como raparigas mencionaram com masi frequência o campo de jogos (rapazes -68,2%; raparigas - 54,8%), de seguida o espaço em frente à escola (rapazes - 11,6% e raparigas - 23,6%) e o terceiro espaço mais utilizado é um espaço em terra com árvores, relva e al-gum relevo (rapazes - 8,5%; raparigas - 15,4%) | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Recess time in school is the time for children's "free" play and these is a great opportunitie to le arn and develop their skills. This study aimed to know what kind of play and activities are currently performed in primary school's playground during recess time and verify which are the playground areas most used by children in school, regarding the differences between gender. A questionnaire about practices and interactions in primary school's recess time was aplied to a sample of 317 children from the 4 grades of two primary school's of Braga city center, in witch 167 (52,7%) are boys and 150 (47,3%) are girls. We verified that, during recess time in school, boys engaged more frequently in the following activities: run (82,6%); play football (74,9%); chase play (67,1%), and girls, were more engaged in: run (78,7%); talk (71,3%) and chase play (64,0%). Regarding the spaces where their activities take place, both, boys and girls mentioned more frequently the game field (boys - 68,2%; girls - 54,8%),), then the area in front of the school (boys - 11,6% e girls- 23,6%) and the third is a natural environment area in land with trees and grass (boys - 8,5%; girls - 15,4%). | en |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, V., Condessa, I., Pereira, B. (2013). "Contributo dos Jogos realizados no Recreio do 1.º Ciclo para o desenvolvimento Motor da Criança". In I. M. Carvalhal, E. Coelho, O. Vasconcelos, J. Barreiros, (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VI, (pp. 189-195). UTAD. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-704-155-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1822/26016 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4067 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Recreio | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Play | en |
dc.subject | Recess Time | en |
dc.subject | Children | en |
dc.title | Contributo dos jogos realizados no recreio do 1.º ciclo para o desenvolvimento motor da criança | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 195 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 189 | pt_PT |
oaire.citation.title | Estudos em desenvolvimento motor da criança VI | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 19_Capitulo de Livro_VP&IC&BP(1)__UTAD-UM_2012_RepUM.pdf
- Size:
- 484.02 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: