Repository logo
 
Publication

À conquista : Tempo criativo na academia

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSoares, Sara Medeiros
dc.contributor.authorAmaral, Sandra Cristina Machado
dc.contributor.authorMoreno, Elisa
dc.contributor.authorCorreia, Maria José da Silveira Feijó
dc.contributor.authorSousa, Marina
dc.contributor.authorCarvalho, Célia
dc.date.accessioned2016-08-25T16:10:59Z
dc.date.available2016-08-25T16:10:59Z
dc.date.issued2014-09
dc.descriptionIX Congesso Iberoamericano de Psicologia, 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Lisboa, 9 a 13 de setembro de 2014.pt_PT
dc.description.abstractSavickas (2008, cit. in Carvalho & Taveira, 2012) define a decisão vocacional como um processo evolutivo que ocorre ao longo de vários estádios de desenvolvimento e que resulta do conjunto de decisões que a pessoa toma à medida que se desenvolve, constituindo-se num processo exploratório, contínuo e subjetivo. Esta decisão torna-se, por vezes, difícil visto representar um processo complexo que envolve a exploração de alternativas, assim como a definição, clarificação e implementação de escolhas (Carvalho & Taveira, 2012). A aposta em oportunidades de exploração que fomentem o desenvolvimento pessoal, permite promover nos jovens o conhecimento acerca de si e do mundo que o rodeia, impulsionando a construção de uma visão mais diferenciada da realidade e incrementando o grau de consciência acerca das suas decisões (Jordaan, 1963, cit. in Königstedt & Taveira, 2010). Deste modo, desenvolver atividades de experimentação, investigação, procura e questionamento (Taveira, 2005, cit. in Taveira, Cunha & Faria, 2009) mostra-se relevante, podendo resultar na diminuição de sentimentos de incerteza quanto à decisão vocacional (Krumboltz & Thoresen, 1964, cit. in Taveira et al., 2009). Foi neste enquadramento que se concebeu o programa À Conquista que procurou contribuir para o desenvolvimento de perspetivas futuras e para a realização de boas escolhas vocacionais, através da exploração de talentos pessoais e do fomento da iniciativa e do juízo crítico.pt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, S. N., Soares, S. M., Amaral, S. M., Moreno, I., Correia, M. J., Sousa, M. & Barreto Carvalho, C. (2014). “À conquista: Tempo criativo na academia”, IX Congesso Iberoamericano de Psicologia, 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses Lisboa: 9 – 13 setembro (Poster)pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3852
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectJovempt_PT
dc.subjectJuízo Críticopt_PT
dc.subjectTomada de Decisãopt_PT
dc.titleÀ conquista : Tempo criativo na academiapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleIX Congesso Iberoamericano de Psicologia, 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portuguesespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
POSTER-OPP-29-8-14_Equipa-Final.pdf
Size:
325.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Poster
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: