Repository logo
 
Publication

A Dimensão Estética na Educação

dc.contributor.authorCastro, Maria Gabriela
dc.date.accessioned2014-02-18T10:49:15Z
dc.date.available2014-02-18T10:49:15Z
dc.date.issued2002
dc.descriptionI Colóquio de Filosofia da Educação, Universidade dos Açores, 26 de Junho de 1997.por
dc.description.abstractMaurice Merleau-Ponty na sua obra Elogio da filosofia afirma, citando Stendhal, “é uma felicidade ter como profissão a sua paixão” . Esta é uma realidade que partilho com todos aqueles que tiveram a sorte de poderem trabalhar naquilo para que estavam intrinsecamente motivados. Quando estamos convictos de que aquilo que fazemos é a nossa razão de ser profissional corremos o risco de perspectivar toda a nossa actividade pelo ponto de vista que nos apaixona. Conscientemente corro esse risco e encontro na dimensão filosófica da estética o nó górdio da inteligibilidade da própria humanidade do homem. A arte é a verdadeira força criadora mais profunda do espírito humano, estando a estética presente em todas as dimensões do homem e, de modo muito especial, na dimensão da educação. É o meu objectivo, neste trabalho, tentar lançar algumas pistas de reflexão que nos ajudarão a compreender o papel que essa dimensão, tradicionalmente ligada à arte e ao gozo artístico, tem a ver com a educação. Para o efeito, dividi este trabalho em três momentos: I- O que é a estética?; II- O que é a educação? e III- A dimensão estética na educação.por
dc.description.abstractABSTRACT: Maurice Merleau – Ponty, in his praise work of philosophy, says, quoting Stendhal, "it’s a joy to have your passion as your profession." This is a reality that I share with all those who were fortunate enough to be able to work on things for what they are intrinsically motivated. When we are convinced that what we do is our reason for being professional, we risk perspective all our activity from the standpoint that inspires us. Consciously I run that risk and from an aesthetical point of view I perspective the humanity of man. Art is the true deeper creative power of the human spirit, this being in all dimensions of man and, most especially, in the aesthetic dimension of education. In this paper I try to shed some thoughts that will help us understand the role that this area, traditionally linked to art and artistic enjoyment has to do with education. So, this paper is divided in three paragraphs: I- What is aesthetics?, II - What is education? and III - An aesthetic dimension in education.por
dc.identifier.citationCastro, Gabriela (2002). "A Dimensão Estética na Educação". In Educação: Caminho para o século XXI: Actas do I Colóquio de Filosofia da Educação, ed. Emanuel Oliveira Medeiros, 69 -75. ISBN: 972-8612-08-7. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.por
dc.identifier.issn972-8612-08-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2776
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherUniversidade dos Açorespor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectAestheticspor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectArtpor
dc.titleA Dimensão Estética na Educaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Delgadapor
oaire.citation.endPage75por
oaire.citation.startPage69por
oaire.citation.titleEducação: Caminho para o Século XXIpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A dimensão estética na educação.pdf
Size:
2.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: