Publication
Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares : relatos de estagiários a educadores de infância e professores do 1.º CEB
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2017-04-03T17:01:28Z | |
dc.date.available | 2017-04-03T17:01:28Z | |
dc.date.issued | 2017-01 | |
dc.description | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de Janeiro de 2016. | pt_PT |
dc.description.abstract | A escolha da área do brincar e do jogo como temática a investigar nos relatórios de fim de curso de vários estudantes, estagiários em Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) despertou o nosso interesse em saber o verdadeiro motivo que os levou a escolher esta área, assim como, das potencialidades e limitações encontradas no contexto de ensino nas suas escolas, considerando o jogo como uma ferramenta pedagógica ao serviço do ensino-aprendizagem na educação infantil. Contámos com a colaboração de 24 estagiários e recorremos a um estudo qualitativo, com base nos seus relatos e reflexões sobre as atividades desenvolvidas em prática pedagógica; e, das recolhas que foram realizadas sobre testemunhos de profissionais de educação. Da análise de conteúdo efetuada, para recolher as práticas e perspetivas de estagiários e profissionais sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares puderam-se retirar algumas ilações: 1. os estagiários recorreram frequentemente ao jogo e as expressões serviram muitas vezes para a sua funcionalidade pedagógica: ajudar as crianças a aprender com alegria e pleno envolvimento; as atividades de jogo não foram aceites do mesmo modo nas práticas da EPE e 1.º CEB, verificando-se algumas resistências por parte dos professores; 2. As perspetivas dos profissionais confirmam a grande plasticidade do jogo para garantir um ensino apelativo, promover aprendizagens, criar uma maior adesão e motivação das crianças; contudo, há ainda alguma resistência aos seu recurso nestas escolas que abrem as portas aos estagiários. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Condessa, I.C. (2017). "Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares. Relatos de Estagiários a Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB". In J. Pinhal, F.A. Costa & A.R. Faria (Org.), As Pedagogias na Sociedade Contemporânea. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 266-276). Lisboa: AFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-26-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4059 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE | pt_PT |
dc.subject | O Brincar e o Jogo | pt_PT |
dc.subject | Ferramenta Pedagógica-didática | pt_PT |
dc.subject | Estagiário | pt_PT |
dc.subject | Educador de Infância | pt_PT |
dc.subject | Professor (1.º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title | Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares : relatos de estagiários a educadores de infância e professores do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 276 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 266 | pt_PT |
oaire.citation.title | As Pedagogias na Sociedade Contemporânea : Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |