Repository logo
 
Publication

Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares : relatos de estagiários a educadores de infância e professores do 1.º CEB

dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.date.accessioned2017-04-03T17:01:28Z
dc.date.available2017-04-03T17:01:28Z
dc.date.issued2017-01
dc.descriptionXXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de Janeiro de 2016.pt_PT
dc.description.abstractA escolha da área do brincar e do jogo como temática a investigar nos relatórios de fim de curso de vários estudantes, estagiários em Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) despertou o nosso interesse em saber o verdadeiro motivo que os levou a escolher esta área, assim como, das potencialidades e limitações encontradas no contexto de ensino nas suas escolas, considerando o jogo como uma ferramenta pedagógica ao serviço do ensino-aprendizagem na educação infantil. Contámos com a colaboração de 24 estagiários e recorremos a um estudo qualitativo, com base nos seus relatos e reflexões sobre as atividades desenvolvidas em prática pedagógica; e, das recolhas que foram realizadas sobre testemunhos de profissionais de educação. Da análise de conteúdo efetuada, para recolher as práticas e perspetivas de estagiários e profissionais sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares puderam-se retirar algumas ilações: 1. os estagiários recorreram frequentemente ao jogo e as expressões serviram muitas vezes para a sua funcionalidade pedagógica: ajudar as crianças a aprender com alegria e pleno envolvimento; as atividades de jogo não foram aceites do mesmo modo nas práticas da EPE e 1.º CEB, verificando-se algumas resistências por parte dos professores; 2. As perspetivas dos profissionais confirmam a grande plasticidade do jogo para garantir um ensino apelativo, promover aprendizagens, criar uma maior adesão e motivação das crianças; contudo, há ainda alguma resistência aos seu recurso nestas escolas que abrem as portas aos estagiários.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCondessa, I.C. (2017). "Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares. Relatos de Estagiários a Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB". In J. Pinhal, F.A. Costa & A.R. Faria (Org.), As Pedagogias na Sociedade Contemporânea. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 266-276). Lisboa: AFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-26-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4059
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
dc.subjectO Brincar e o Jogopt_PT
dc.subjectFerramenta Pedagógica-didáticapt_PT
dc.subjectEstagiáriopt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectProfessor (1.º Ciclo)pt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.titleOlhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares : relatos de estagiários a educadores de infância e professores do 1.º CEBpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage276pt_PT
oaire.citation.startPage266pt_PT
oaire.citation.titleAs Pedagogias na Sociedade Contemporânea : Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1_AFIRSE2016_ATAS_IC_Publ2017.pdf
Size:
3.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: