Repository logo
 
Publication

Keep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionais

dc.contributor.authorRaposo, Carolina de Jesus Soares
dc.contributor.authorCarvalho, Célia
dc.contributor.authorSousa, Marina
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.date.accessioned2016-03-28T12:08:32Z
dc.date.available2016-03-28T12:08:32Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTrabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 1 Aprendizaje, memoria y motivación. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.pt_PT
dc.description.abstractEste estudo pretende avaliar a adequabilidade e a pertinência de uma intervenção em adolescentes ao nível da vergonha externa. Esta intervenção insere-se num programa de competências sócio-emocionais intitulado “Alinha com a Vida” que visa a promoção da Inteligência Emocional. A amostra em estudo é constituída por 229 alunos, a frequentar o 8º ano de escolaridade. A investigação é de caráter qualitativo, tendo a recolha e a análise dos dados decorrido a partir da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha, tendo revelado interesse e um desempenho positivo durante as atividades.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to assess the suitability and relevance of an intervention in adolescents at the level of other shame. This intervention is part of a socio-emotional skills program entitled "Alinha com a Vida" for the promotion of Emotional Intelligence. The study sample is composed of 229 students, attending the 8th grade. The research is qualitative, with the collection and analysis of data passed from the content analysis. The results suggest that adolescents acquire skills in the identification, differentiation and knowledge of shame and has shown interest and a positive performance in activities. Keywords: adolescents, other shame, intervention, learning.en
dc.identifier.citationRaposo, C., Barreto Carvalho, C., Sousa, M., & Caldeira, S. N. (2015). Keep calm enfrenta a vergonha: contributos para um programa de competências sócio-emocionais. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr.(1), A1-001-A1-007. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.01.106pt_PT
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2015.0.01.106pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3698
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruña, Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectVergonha Externapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectOther Shameen
dc.subjectInterventionen
dc.subjectLearningen
dc.titleKeep calm enfrenta a vergonha : contributos para um programa de competências sócio-emocionaispt_PT
dc.title.alternativeKeep calm and face shame : contributes to a socio-emotional skills programen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.endPageA1-007pt_PT
oaire.citation.issue(1)pt_PT
oaire.citation.startPageA1-001pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónes
oaire.citation.volumeExtr.pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
kepp calm.pdf
Size:
586.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: