Repository logo
 
Publication

A relevância curricular no ensino de História e Geografia : a importância das TIC

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Francisco José Rodrigues
dc.contributor.authorFaria, João Pedro Pacheco
dc.date.accessioned2017-04-17T11:06:04Z
dc.date.available2017-04-17T11:06:04Z
dc.date.issued2016-11-29
dc.descriptionMestrado, Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 29 de Novembro de 2016, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório de estágio refere-se a ambos os estágios pedagógicos realizados, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Como tal, este trabalho vem contribuir para a descrição e reflexão do trabalho ocorrido durante o estágio, tendo em conta o tema escolhido e o enquadramento teórico. Durante o período do estágio foi estudada a relevância curricular no ensino de História e Geografia na sua relação com a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com vista a responder à seguinte questão: como é que as TIC podem contribuir para que os alunos reconheçam a relevância curricular da História e da Geografia? A escolha desta temática advém de uma curiosidade e gosto pessoal, pois relacionamos questões de relevância curricular com as TIC, considerando o seu potencial no desenvolvimento de novas formas de lecionação que permitam que a escola se torne mais interessante e relevante para os alunos. Para haver uma boa compreensão deste assunto, houve observação direta e foram feitas entrevistas a alunos da Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada. Depois de analisadas as entrevistas, verificamos que a maioria dos alunos mostra interesse pelas disciplinas de História e de Geografia, mas não sabe qual o valor e relevância que estas têm para a sua formação. Embora alguns conteúdos sejam considerados importantes, há muitos que são considerados inúteis e sem sentido. Por outro lado, 100% dos alunos acha que a integração das TIC na sala de aula é um aspeto positivo, pois torna as aulas mais interessantes e apelativas. Concluímos que, na perspetiva dos referidos alunos, os novos métodos de ensino, baseados nas TIC, são uma mais-valia para as aulas, facilitando a sua concentração e a sua compreensão dos conteúdos. Porém, não garantem que os alunos reconheçam a relevância dos conteúdos per se. Ou seja, tendem a funcionar como fator de motivação extrínseca. O grande desafio é, portanto, aproveitar os efeitos benéficos das TIC – maior concentração dos alunos nas aulas e melhor compreensão dos conteúdos – para criar melhores condições de sensibilização dos alunos para a relevância das disciplinas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This internship report refers to both educational internships accomplished during the 2014/2015 school year, in the context of the Master’s degree in Teaching History and Geography in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary School. As such, this work contributes to a description and a reflection of the work during the internship, and having in mind the chosen theme and the theoretical framework. During the internship period it was studied the curricular relevance in the teaching of history and geography and its relation com the importance of the ICT, in regard to answer to the following question: how is it that the ICT can elevate the feeling of curricular relevance of History and Geography in the students? The choosing of this thematic comes from a personal curiosity and taste, because we relate issues of curricular relevance with Information and Communications Technology (ICT), considering its potential in the development of new ways of teaching, that allow school to become more interesting and relevant to the students. Then so, and to have a good comprehension of this matter, there was direct observation and were made interviews to the students from Laranjeiras Secondary School, in Ponta Delgada. After analyzing the interviews, we verified that the majority of the students show interest for the subjects of History and Geography, but they don’t know what is the value or relevance that these have for their formation. Although some contents are considered important, there are many that are considered useless and senseless. On the other hand, 100% of the students think that the integration of the ICT in the classroom it’s a positive aspect, because the classes become more interesting and appealing. We concluded that the new technologic methods are an asset for the classes, facilitating the student’s concentration e their comprehension of the contents. However, they don’t guarantee that the students recognize the relevance of the contents per se. So, they tend to work as a factor of extrinsic motivation. The big challenge is, therefore, to take advantage of the benefic effects of the ICT – higher concentration of the students in the classes e better comprehension of the contents – to create better conditions of awareness of the students for the relevance of the subjects.en
dc.identifier.citationFaria, João Pedro Pacheco. "A relevância curricular no ensino de História e Geografia: a importância das TIC". 2016. 144 p.. (Dissertação de Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4085>.pt_PT
dc.identifier.tid201677350pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4085
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de Geografia (3º Ciclo e Secundário)pt_PT
dc.subjectEnsino de História (3º Ciclo e Secundário)pt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)pt_PT
dc.subjectCurricular Relevanceen
dc.subjectInformation and Communications Technology (ICT)en
dc.titleA relevância curricular no ensino de História e Geografia : a importância das TICpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodJPPF2016.pdf
Size:
261.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoJoaoPedroPachecoFaria2016.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: