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- A relevância curricular no ensino de História e Geografia : a importância das TICPublication . Faria, João Pedro Pacheco; Sousa, Francisco José RodriguesEste relatório de estágio refere-se a ambos os estágios pedagógicos realizados, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Como tal, este trabalho vem contribuir para a descrição e reflexão do trabalho ocorrido durante o estágio, tendo em conta o tema escolhido e o enquadramento teórico. Durante o período do estágio foi estudada a relevância curricular no ensino de História e Geografia na sua relação com a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com vista a responder à seguinte questão: como é que as TIC podem contribuir para que os alunos reconheçam a relevância curricular da História e da Geografia? A escolha desta temática advém de uma curiosidade e gosto pessoal, pois relacionamos questões de relevância curricular com as TIC, considerando o seu potencial no desenvolvimento de novas formas de lecionação que permitam que a escola se torne mais interessante e relevante para os alunos. Para haver uma boa compreensão deste assunto, houve observação direta e foram feitas entrevistas a alunos da Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada. Depois de analisadas as entrevistas, verificamos que a maioria dos alunos mostra interesse pelas disciplinas de História e de Geografia, mas não sabe qual o valor e relevância que estas têm para a sua formação. Embora alguns conteúdos sejam considerados importantes, há muitos que são considerados inúteis e sem sentido. Por outro lado, 100% dos alunos acha que a integração das TIC na sala de aula é um aspeto positivo, pois torna as aulas mais interessantes e apelativas. Concluímos que, na perspetiva dos referidos alunos, os novos métodos de ensino, baseados nas TIC, são uma mais-valia para as aulas, facilitando a sua concentração e a sua compreensão dos conteúdos. Porém, não garantem que os alunos reconheçam a relevância dos conteúdos per se. Ou seja, tendem a funcionar como fator de motivação extrínseca. O grande desafio é, portanto, aproveitar os efeitos benéficos das TIC – maior concentração dos alunos nas aulas e melhor compreensão dos conteúdos – para criar melhores condições de sensibilização dos alunos para a relevância das disciplinas.
- Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da História e da GeografiaPublication . Cordeiro, Pedro Miguel Silva; Sousa, Francisco José RodriguesPlanificar é um processo que implica orientar as ações a serem desenvolvidas antes, durante e depois da prática letiva, refletindo as decisões tomadas pelo docente. A planificação funciona assim como uma pedra basilar da prática pedagógica, que contribui para o sucesso do ensino, permitindo que seja efetuada uma previsão da aula, com definição de conteúdos, competências, objetivos, descritores de desempenho, conceitos, estratégias e avaliação. O processo de planificação vai muito para além de definir conteúdos, estratégias e materiais a serem mobilizados. Este processo exige uma reflexão constante por parte do docente sobre a sua prática, ou seja, este irá refletir sobre o que pretende com as suas ações, os objetivos a serem alcançados, tendo sempre consciência de que as suas ações irão desempenhar um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Ao realizar este processo de planificação, o docente está a estruturar toda a sua atividade, delineando as suas ações, o que irá reduzir a probabilidade de algo correr mal. Dentro do campo da planificação docente existe uma panóplia de modelos que podem ser seguidos. Estes modelos advêm das várias teorias curriculares desenvolvidas ao logo dos anos por diversos investigadores, podendo servir de referência ao trabalho dos docentes. Este relatório centra-se na análise e reflexão crítica de todos os dados recolhidos ao longo do ano de estágio, com a finalidade compreender a importância e as implicações que terão as planificações no ensino da História e Geografia.