Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Tourists’ Characteristics, Travel Motivation and SatisfactionPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Furtado, Sheila; Ferreira, Joaquim A.Our society is growing older and it is important to develop the senior tourism market. Consumers aged 55 and older are a fastest growing market segment and a major business opportunity. The purpose of this research is to develop and test a model to investigate the characteristics of the senior tourists that affect the factors of travel motivation and travel satisfaction. We intent to explore the existence of statistically significant differences in satisfaction between groups of senior tourists using the same categories. A path analysis is carried out in order to describe direct dependencies among a set of variables. In this study (n=537 senior tourists visiting the Azores islands) a model is proposed to identify the senior tourists’ characteristics which significantly affect each of the dependent variables (motivation factors and satisfaction) and which types of effects explain the association among variables. Travel satisfaction depends both on age group and perception of health status by the senior tourists. New opportunities can be found for both public and private sectors to develop and marketing new tourism products that can attract the right senior market segments.
- Perceção de Saúde, Atividades Preferidas e Satisfação com a Vida em Turistas Seniores no Destino AçoresPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Furtado, Sheila; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Moniz, Ana; Vieira, Virgilio; Ferreira, Joaquim A.; Santos, Carlos; Medeiros, Maria Teresa Pires deNa contemporaneidade, assiste-se a uma mudança de paradigma nas dinâmicas, hábitos e estilos de vida das pessoas idosas, que investem em benefício próprio, lazer e viagens. Há autores que falam em “Novos Idosos”. Esta mudança permite-nos refletir sobre o envelhecimento ativo ligado a um turismo sénior que promova a saúde, em geral, e o bem-estar psicológico e a satisfação com a vida, em particular, no caso de turistas que visitaram os Açores nos últimos dois anos (n=697; idades: 55-94 anos). Com este estudo pretende-se compreender as atividades desenvolvidas pelos turistas seniores (entenda-se 55+ anos) que promovem o seu bem-estar; analisar a relação entre a perceção do estado de saúde e as atividades preferidas pelos turistas; cotejar a perceção entre o estado de saúde e variáveis sociodemográficas; e verificar a relação entre Satisfação com a Vida (SV) e: i) variáveis sociodemográficas; ii) perceção do estado de saúde. Aplicou-se um Questionário de Turismo Sénior e a Escala de Satisfação com a Vida (versão portuguesa da Satisfaction With Life Scale de Diener et al., 1985, validada por Simões, 1992). Com recurso a testes não paramétricos, foi possível concluir que as atividades ligadas ao mar e a experiências termais variam em função da faixa etária (os mais velhos procuram o contacto com o mar e os mais novos as experiências termais); estas atividades variam em função da SV (os menos satisfeitos procuram mais o mar, e os mais satisfeitos as termas); as atividades associadas a festas e diversão, assim como a SV, variam em função das habilitações académicas (até ao ensino básico procuram mais as festas populares, embora tenham uma menor SV, relativamente aos restantes turistas seniores da amostra); a perceção do estado de saúde varia em função da SV (os que percebem a saúde como excelente apresentam níveis superiores de SV).
- Escala de motivações dos turistas senioresPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Vieira, Virgilio; Furtado, Sheila; Santos, Carlos; Ferreira, Joaquim A.No incremento do fenómeno turístico, os Açores registaram um crescimento mais intenso desde 2014, tendo alcançado aumentos superiores a 20%, nos dois últimos anos. Este aumento muito significativo do turismo na região requer monitorização e uma estratégia holística assente na economia circular com o desenvolvimento de medidas que possam vir a ter reflexo na promoção da qualidade e na configuração da sustentabilidade socio-ambiental do destino Açores. […]. Com base num conjunto de dezassete itens relativos aos motivos para visitar os Açores foi desenvolvida a Escala de Motivações para os Turistas Seniores (EMTS), a qual revelou boas qualidades psicométricas, designadamente de validade e de fidelidade. Os dados recolhidos por questionário (n=470 turistas que visitaram os Açores) foram analisados com recurso a diversos métodos estatísticos. O conhecimento do perfil do turista sénior, tendo em atenção as suas motivações, ajudará os agentes locais dos setores público e privado a adequarem a sua oferta turística.
- The Effects of Senior Tourists’ Characteristics on Travel MotivationPublication . Moniz, Ana; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Ferreira, Joaquim A.Despite the importance of the relationship between the sociodemographic characteristics of senior tourists and travel motivation, research about senior consumer behavior intentions remains scarce. The purpose of this re-search is to outline the travel motivations of senior tourists and to investigate which sociodemographic characteristics are important in explaining these motivations. With 537 valid surveys from senior tourists visiting the Azores islands, a three-factor solution was found from 17 travel motivation attributes. The results show that “Well-being and self-knowledge” depends on nationality, perception of income and perception of health status; “Knowledge about destination and personal learning” depends on nationality and age group; and “Sociability and fun” depends on age group.
- Turismo sénior : Abordagens, sustentabilidade e boas práticasPublication . Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Vieira, Virgilio; Ferreira, Joaquim A.[…]. O aumento da longevidade e da escolarização, num enquadramento de envelhecimento ativo e positivo, confluem para o aumento do conhecimento das pessoas idosas, estimulam a curiosidade, o sonho e a expetativa de prazer e contribuem para a exploração dos lugares, para o conhecimento das populações, para o confronto e abertura ao diferente, característico e único, através dos olhares cruzados das viagens, isto é, os olhares externos para a ampla “janela do mundo”, deixando emergir no século XXI o Turismo Sénior. Talvez impulsionado pelos novos desafios emergentes na estrutura social – de que se destaca a tendência de envelhecimento das populações ocidentais e a afirmação dos lazeres – o Turismo Sénior simboliza bem, em nosso entender, um conjunto de desafios da modernidade (e da pós-modernidade) ao mesmo tempo que incentiva a reflexão, a investigação e a procura de soluções, reunindo diferentes áreas do conhecimento sob uma perspetiva multi e interdisciplinar. É neste contexto macrossocial global que surge a investigação multidisciplinar e sistémica na área do Turismo e do Turismo Sénior, em particular. Nos Açores, o incremento recente do turismo é fruto da abertura do espaço aéreo e do reconhecimento mundial das belezas naturais, da tranquilidade, da segurança e do desenvolvimento local e regional. Tal, passa essencialmente por dar a conhecer o património, as tradições e a identidade “Açoriana”, bem como pelo incremento do bem-estar proporcionado pelas belezas naturais que caracterizam o contexto arquipelágico. […]. [da Nota Prévia]
- Turistas seniores nos Açores em tempo pós-COVID-19: aspetos de caracterização.Publication . Medeiros, Teresa; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Ferreira, Joaquim A.; Costa, Susana; Vieira, Virgilio; Sousa, Mariana; Silva, LuísOs Açores, enquanto destino turístico, têm-se afirmado no mercado nacional e internacional e granjeado grande reconhecimento. Com o aumento da longevidade, da qualidade de vida e da emergência de um novo paradigma de envelhecimento, mais ativo, os visitantes pré e pós-reforma laboral (55+) têm aumentado o turismo sénior, caracterizado por pessoas com mais tempo disponível para permanências mais longas, maior nível educacional e poder aquisitivo. O grupo heterogêneo de turistas seniores (também chamados de grisalhos), sendo diferenciado entre si, pode contribuir para minimizar a sazonalidade turística e para a sustentabilidade, aos níveis económico, ambiental, social e cultural, e daí ser um mercado com grandes potencialidades de crescimento em contextos insulares. O estudo exploratório e quantitativo tem por base uma amostra de visitantes da ilha de S. Miguel - Açores, em 2021 e 2022, após a COVID-19 (n=1083; sexos: masculino 50,9% e feminino 49,1%). Pretende-se caracterizar os turistas em quatro agrupamentos de informação: dados sociodemográficos; preparação da viagem; viagem no destino; e perceção da saúde e bem-estar. A amostra compreende idades entre 55 e 94 anos (M=64,2; DP=7,18), com maior concentração etária no grupo [55-69 anos]. Conclui-se que os turistas seniores voltaram a viajar depois da COVID-19, mas são tendencialmente mais jovens, com uma grande incidência na pré-reforma e primeira década pós-reforma; aumentaram a tendência em programar a viagem pela internet; preferem viajar maioritariamente acompanha- dos com a família ou o cônjuge, escolhem maioritariamente o hotel como alojamento; e preferem alugar carro. Quanto à saúde e bem-estar a grande maioria (90%) são saudáveis. Existe um padrão diferenciado na estada relativamente ao tempo de permanência, variando com o país de proveniência. Em síntese, os dados parecem indicar uma tendência pós-COVID-19 para a diminuição de um turismo social e para um aumento de um turismo sénior diferenciado, com maiores habilitações académicas, mais jovem, mais saudável, e com mais possibilidades económicas, o que implica toda uma estratégia sistémica articulada com esta nova realidade.