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- Temas cruzados : pensamentos interligadosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em variados temas: Robôs, indústria 4.0, blockchain, sistemas de recomendação e privacidade, O ensino, a aprendizagem e a utilização da Estatística: da teoria à prática, Números admiráveis, Origem e evolução da Internet, Mulheres na Matemática: do preconceito à igualdade intelectual, À descoberta do interesse da Estatística no nosso dia a dia e Fotografias que mudaram o mundo. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
- Uma conexão entre a matemática e a músicaPublication . Melo, Helena[…]. Pitágoras de Samos (c.570 a.C. – c.495 a.C.), filósofo e matemático grego, através de um instrumento de uma só corda (monocórdio), observou que ao dividir a corda pela metade obtinha o mesmo som, mas mais agudo. O som é uma onda, ou conjunto de ondas, que se propaga num meio material. Este tem algumas caraterísticas que se alteram de acordo com o meio em que esta inserido, contudo a sua frequência permanece invariante durante a sua trajetória. O elemento mínimo de um som, que e causado por uma única vibração do ar, designa-se por nota musical. Desse modo, cada nota está associada a uma frequência, cuja unidade de medida e o hertz. Quanto maior for o numero de hertz, mais agudo será o som. […].
- Ubiratan D’Ambrósio : o professor fundador da EtnomatemáticaPublication . Martins, Maria do Carmo; Melo, Helena[…]. Para o seu fundador, Etnomatemática refere-se “às diferentes formas de matemática que são próprias de grupos culturais”, uma vez que os povos, com as suas culturas diferentes, possuem múltiplas maneiras de trabalhar o conceito matemático. A Etnomatemática vem realçar estas diferenças defendendo que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e às respetivas culturas. Nesta perspetiva, Ubiratan criticava o ensino tradicional da Matemática, que se pautava pelos marcos europeus da ciência, ignorando o uso e o desenvolvimento da Matemática noutras culturas, nomeadamente, a africana e a indígena. […].
- Três por sete : três temas, sete pensamentosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em temas diversificados: Os dados de todas as coisas, A Estatística e as Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da investigação Científica, Geometria – arte e criatividade, A segurança informática, A versatilidade da Matemática, A relevância da Estatística nas Ciências Sociais e Humanas e A Matemática e a fotografia. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.