Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Tourists’ Characteristics, Travel Motivation and Satisfaction
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana; TomƔs, Licƭnio Manuel Vicente; Furtado, Sheila; Ferreira, Joaquim A.
    Our society is growing older and it is important to develop the senior tourism market. Consumers aged 55 and older are a fastest growing market segment and a major business opportunity. The purpose of this research is to develop and test a model to investigate the characteristics of the senior tourists that affect the factors of travel motivation and travel satisfaction. We intent to explore the existence of statistically significant differences in satisfaction between groups of senior tourists using the same categories. A path analysis is carried out in order to describe direct dependencies among a set of variables. In this study (n=537 senior tourists visiting the Azores islands) a model is proposed to identify the senior tourists’ characteristics which significantly affect each of the dependent variables (motivation factors and satisfaction) and which types of effects explain the association among variables. Travel satisfaction depends both on age group and perception of health status by the senior tourists. New opportunities can be found for both public and private sectors to develop and marketing new tourism products that can attract the right senior market segments.
  • Perceção de SaĆŗde, Atividades Preferidas e Satisfação com a Vida em Turistas Seniores no Destino AƧores
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Furtado, Sheila; TomƔs, Licƭnio Manuel Vicente; Moniz, Ana; Vieira, Virgilio; Ferreira, Joaquim A.; Santos, Carlos; Medeiros, Maria Teresa Pires de
    Na contemporaneidade, assiste-se a uma mudanƧa de paradigma nas dinĆ¢micas, hĆ”bitos e estilos de vida das pessoas idosas, que investem em benefĆ­cio próprio, lazer e viagens. HĆ” autores que falam em ā€œNovos Idososā€. Esta mudanƧa permite-nos refletir sobre o envelhecimento ativo ligado a um turismo sĆ©nior que promova a saĆŗde, em geral, e o bem-estar psicológico e a satisfação com a vida, em particular, no caso de turistas que visitaram os AƧores nos Ćŗltimos dois anos (n=697; idades: 55-94 anos). Com este estudo pretende-se compreender as atividades desenvolvidas pelos turistas seniores (entenda-se 55+ anos) que promovem o seu bem-estar; analisar a relação entre a perceção do estado de saĆŗde e as atividades preferidas pelos turistas; cotejar a perceção entre o estado de saĆŗde e variĆ”veis sociodemogrĆ”ficas; e verificar a relação entre Satisfação com a Vida (SV) e: i) variĆ”veis sociodemogrĆ”ficas; ii) perceção do estado de saĆŗde. Aplicou-se um QuestionĆ”rio de Turismo SĆ©nior e a Escala de Satisfação com a Vida (versĆ£o portuguesa da Satisfaction With Life Scale de Diener et al., 1985, validada por SimƵes, 1992). Com recurso a testes nĆ£o paramĆ©tricos, foi possĆ­vel concluir que as atividades ligadas ao mar e a experiĆŖncias termais variam em função da faixa etĆ”ria (os mais velhos procuram o contacto com o mar e os mais novos as experiĆŖncias termais); estas atividades variam em função da SV (os menos satisfeitos procuram mais o mar, e os mais satisfeitos as termas); as atividades associadas a festas e diversĆ£o, assim como a SV, variam em função das habilitaƧƵes acadĆ©micas (atĆ© ao ensino bĆ”sico procuram mais as festas populares, embora tenham uma menor SV, relativamente aos restantes turistas seniores da amostra); a perceção do estado de saĆŗde varia em função da SV (os que percebem a saĆŗde como excelente apresentam nĆ­veis superiores de SV).
  • Escala de motivaƧƵes dos turistas seniores
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana; TomƔs, Licƭnio Manuel Vicente; Vieira, Virgilio; Furtado, Sheila; Santos, Carlos; Ferreira, Joaquim A.
    No incremento do fenómeno turĆ­stico, os AƧores registaram um crescimento mais intenso desde 2014, tendo alcanƧado aumentos superiores a 20%, nos dois Ćŗltimos anos. Este aumento muito significativo do turismo na regiĆ£o requer monitorização e uma estratĆ©gia holĆ­stica assente na economia circular com o desenvolvimento de medidas que possam vir a ter reflexo na promoção da qualidade e na configuração da sustentabilidade socio-ambiental do destino AƧores. […]. Com base num conjunto de dezassete itens relativos aos motivos para visitar os AƧores foi desenvolvida a Escala de MotivaƧƵes para os Turistas Seniores (EMTS), a qual revelou boas qualidades psicomĆ©tricas, designadamente de validade e de fidelidade. Os dados recolhidos por questionĆ”rio (n=470 turistas que visitaram os AƧores) foram analisados com recurso a diversos mĆ©todos estatĆ­sticos. O conhecimento do perfil do turista sĆ©nior, tendo em atenção as suas motivaƧƵes, ajudarĆ” os agentes locais dos setores pĆŗblico e privado a adequarem a sua oferta turĆ­stica.
  • The Effects of Senior Tourists’ Characteristics on Travel Motivation
    Publication . Moniz, Ana; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Ferreira, Joaquim A.
    Despite the importance of the relationship between the sociodemographic characteristics of senior tourists and travel motivation, research about senior consumer behavior intentions remains scarce. The purpose of this re-search is to outline the travel motivations of senior tourists and to investigate which sociodemographic characteristics are important in explaining these motivations. With 537 valid surveys from senior tourists visiting the Azores islands, a three-factor solution was found from 17 travel motivation attributes. The results show that ā€œWell-being and self-knowledgeā€ depends on nationality, perception of income and perception of health status; ā€œKnowledge about destination and personal learningā€ depends on nationality and age group; and ā€œSociability and funā€ depends on age group.
  • Turismo SĆ©nior no Destino AƧores
    Publication . Medeiros, Maria Teresa Pires de
    O tema do Turismo SĆ©nior cativou o interesse e motivou uma equipa pluridisciplinar das Ć”reas da psicologia, gestĆ£o, sociologia, biologia e matemĆ”tica, constituĆ­da pelos Doutores Teresa Medeiros, Ana Isabel Moniz, LicĆ­nio TomĆ”s, Osvaldo Silva, VirgĆ­lio Vieira, Carlos Santos e a consultadoria cientĆ­fica do Doutor Joaquim Armando Ferreira, num olhar sistĆ©mico, a conceber e a materializar o projeto TU-SĆ©nior55+ Ā«Turismo SĆ©nior e Bem-Estar no Destino dos AƧores: Criação de um Produto CulturalĀ». A divulgação dos resultados obtidos constitui-se como o foco central do presente livro, intitulado ā€œTurismo SĆ©nior no destino AƧoresā€. Esta obra estĆ” organizada em cinco capĆ­tulos, os quais versam trĆŖs grandes temas, incluindo: i) o perfil do turista sĆ©nior que visita os AƧores; ii) as potencialidades e desafios deste segmento de mercado do ponto de vista dos stakeholders da RegiĆ£o; e iii) propostas de desenvolvimento de produtos turĆ­sticos adaptados aos seniores, atendendo Ć s preocupaƧƵes do próprio turista, mas tambĆ©m de hoteleiros e decisores polĆ­ticos.
  • Turismo sĆ©nior : Abordagens, sustentabilidade e boas prĆ”ticas
    Publication . Medeiros, Maria Teresa Pires de; Moniz, Ana Isabel Arruda; TomƔs, Licƭnio Manuel Vicente; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Vieira, Virgilio; Ferreira, Joaquim A.
    […]. O aumento da longevidade e da escolarização, num enquadramento de envelhecimento ativo e positivo, confluem para o aumento do conhecimento das pessoas idosas, estimulam a curiosidade, o sonho e a expetativa de prazer e contribuem para a exploração dos lugares, para o conhecimento das populaƧƵes, para o confronto e abertura ao diferente, caracterĆ­stico e Ćŗnico, atravĆ©s dos olhares cruzados das viagens, isto Ć©, os olhares externos para a ampla ā€œjanela do mundoā€, deixando emergir no sĆ©culo XXI o Turismo SĆ©nior. Talvez impulsionado pelos novos desafios emergentes na estrutura social – de que se destaca a tendĆŖncia de envelhecimento das populaƧƵes ocidentais e a afirmação dos lazeres – o Turismo SĆ©nior simboliza bem, em nosso entender, um conjunto de desafios da modernidade (e da pós-modernidade) ao mesmo tempo que incentiva a reflexĆ£o, a investigação e a procura de soluƧƵes, reunindo diferentes Ć”reas do conhecimento sob uma perspetiva multi e interdisciplinar. Ɖ neste contexto macrossocial global que surge a investigação multidisciplinar e sistĆ©mica na Ć”rea do Turismo e do Turismo SĆ©nior, em particular. Nos AƧores, o incremento recente do turismo Ć© fruto da abertura do espaƧo aĆ©reo e do reconhecimento mundial das belezas naturais, da tranquilidade, da seguranƧa e do desenvolvimento local e regional. Tal, passa essencialmente por dar a conhecer o património, as tradiƧƵes e a identidade ā€œAƧorianaā€, bem como pelo incremento do bem-estar proporcionado pelas belezas naturais que caracterizam o contexto arquipelĆ”gico. […]. [da Nota PrĆ©via]
  • Motivations of senior tourists : the case of the Azores Islands, Portugal
    Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Vieira, Virgilio; Furtado, Sheila
    Senior tourism is increasingly expanding. This quantitative and exploratory study aims to understand the motivations that drive elderly travellers to visit the Azores. The Senior Tourists Motivation Scale (STMS) was applied to 470 participants. Collected data were submitted to nonparametric tests. The results showed that: i) STMS items’ scores differ according to the type of tourist (national or foreign); ii) scores obtained in the three factors of the STMS differ between the two types of tourists, different age groups and levels of income perception. These findings may contribute in the future to the identification of market niches so that decision-makers can develop activities that suit these tourists’ needs and desires.
  • Health Perception, Travel Concerns, and Senior Tourist Satisfaction
    Publication . Medeiros, Maria Teresa Pires de; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Furtado, Sheila; Moniz, Ana; Vieira, Virgilio; TomƔs, Licƭnio Manuel Vicente
    Based on a sample of tourists who visited the Azores (n = 697, ages 55 - 94), it was intended to understand the concerns about the trip; to analyze health perception in relation to satisfaction with travel and satisfaction with life. A Senior Tourism Questionnaire and the Life Satisfaction Scale were applied. The application of nonparametric tests that: (i) the location of accommodation differs according to sex; (ii) the flight duration, location of accommodation, medical care and mobility conditions vary according to age; (iii) the difficulty with language, cultural differences, medical care, travel prices and mobility conditions change according to the perception of health status; (iv) the destination security, comfortable accommodation, food supply, cultural differences, mobility conditions and hospitality of the residents change according to the satisfaction with life; (v) the satisfaction with the trip varies according to the satisfaction with life and the perception of health status.