Repository logo
 

DEDU - Relatórios Técnicos / Technical Reports

Permanent URI for this collection

Compreende vários tipos de relatórios (comissão, investigação externos, internos, estatísticos, para agências de financiamento), documentação técnica, memorandos, deliverables de projectos, etc. Excluem-se relatórios de conferências.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 2 of 2
  • GenERATIONS of Azoreans and Renewable Energy: a comparative study
    Publication . Simas, Rosa Neves; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Serpa, Margarida Damião; Gomes, Carlos; Arroz, Ana Margarida Moura
    The Final Report presents the findings compiled during the Enquiry Phase. Very succinctly, the data collected indicate that environmental and energy issues rank very low, while economic issues are high among the current problems indicated by the three generations, a clear sign that efforts to promote energy efficiency must underline the saving these can bring. There appears to be a general tendency toward a more ecocentric world view which points to the gradual decline of the anthropocentric stance that has dominated the Azorean mindset over time. Since the notion that the Azores are "protected" from environmental problems persists, efforts should highlight the workings of ecocentrism to help the population understand the dynamics of ecology and ecosystems. Although there is an incipient awareness of renewable energy, the reality of microproduction of energy is virtually unknown, indicating that this is a promising sector for local businesses. The younger generation is seen as better informed and prepared to deal with energy and environmental problems, leading to relative optimism for the future. In all, these findings point to the advantages of a generational dynamic in energy use and to the existence of relative confidence in new technologies.
  • Estratégias de implementação e desenvolvimento de um sistema de ensino aberto e a distância para a Universidade dos Açores
    Publication . Roth, Rogério; Gomes, Carlos
    Esta investigação propôs-se a estudar e formular estratégias de implementação e desenvolvimento de um sistema sustentável voltado à diversificação dos modelos de aprendizagem mediados pelas tecnologias, passível de ser utilizado efetivamente no ensino aberto e a distância bem como no suporte às atividades presenciais, observando as boas práticas existentes no mercado e adaptando-as às necessidades específicas. Dessa forma, procurou dar respostas a demandas concretas da Universidade dos Açores, nomeadamente relacionadas com a sobrevivência institucional, o que inclui um efetivo atendimento à demanda das nove ilhas que compõem o arquipélago, a extensão de sua área de ação para atingir outros públicos e a decorrente necessidade de sustentabilidade económica. No âmbito regional, a ensino mediado pelas tecnologias poderá contribuir para promover a inclusividade e auxiliar a criar uma sociedade baseada na equidade, onde a justiça, a igualdade e a interdependência assegurem uma melhor qualidade de vida para todos, sem discriminações, onde a diversidade seja aceita e reconhecida como fundamento para a convivência social, ajudando a construir uma sociedade mais democrática e sustentável.