DINF - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Recent Submissions
- As Tecnologias da Informação e Comunicação como Instrumento Didático para o Desenvolvimento do Pensamento ComputacionalPublication . Ferreira, João Paulo Oliveira; Santos, Ana Isabel da Silva; Guerra, Hélia Marília Goulart Ferreira de OliveiraO presente Relatório de Estágio abrange o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Estágio em Ensino da Informática, I, II, III e IV, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade dos Açores. Este documento tem como principal objetivo apresentar, fundamentar e analisar, de forma abrangente, as práticas pedagógicas realizadas ao longo destas unidades, refletindo o processo contínuo de formação e aplicação dos conhecimentos adquiridos na área do Ensino da Informática. O relatório explora a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto de sala de aula como um instrumento didático para desenvolver competências de Pensamento Computacional (PC) nas crianças e alunos, abordando como estas tecnologias promovem ambientes de aprendizagem que ajudam a resolver problemas, abstrair conceitos e raciocínio lógico, competências essenciais do PC. Adicionalmente, foi realizado um estudo, visando analisar o impacto das estratégias implementadas pelos estagiários, com e sem o uso de tecnologias, na perspetiva dos professores cooperantes, focando-se no desenvolvimento de competências de PC nas crianças e nos alunos. Os resultados demonstram que as atividades realizadas não só promoveram estas competências, mas também influenciaram de forma positiva as práticas pedagógicas dos professores cooperantes. Este impacto levou-os a refletir sobre a importância de uma integração mais eficaz das TIC nas aulas. Além disso, os dados sugerem a necessidade de formação adicional para os professores cooperantes, com o objetivo de os capacitar para uma utilização mais consistente e estruturada das TIC, potenciando, assim, o desenvolvimento de competências de PC nas crianças e alunos.
- Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação InclusivaPublication . Tavares, Hélder Luís Botelho; Santos, Ana Isabel; Dinis, Raquel; Guerra, HéliaO presente relatório de estágio, denominado “Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Inclusiva”, teve por objetivo explorar o papel das TIC como promotoras da Educação Inclusiva, proporcionando uma análise das práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de capacidades, perfis culturais e socioeconómicos dos alunos. A inclusão na educação baseia-se na adaptação dos conteúdos e estratégias pedagógicas para atender às diferentes necessidades de aprendizagem. As TIC mostram-se facilitadoras nesse processo, ao permitir a personalização dos conteúdos e a acessibilidade em diversos formatos (texto, áudio, vídeo), promovendo maior motivação, envolvimento e participação dos alunos e estimulando uma aprendizagem equitativa. A intervenção pedagógica realizada nos diferentes níveis de ensino destacou-se pela aplicação de metodologias diversificadas, estratégias inovadoras que promoveram o desenvolvimento de competências em pensamento computacional, robótica educativa e tecnologias digitais. As atividades planeadas e adaptadas atenderam às necessidades específicas dos alunos, consolidando os conceitos teóricos por meio de estratégias inclusivas e alinhadas ao currículo e aos contextos educativos. O estudo sobre as representações de educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário sobre as TIC e a sua relação com a Educação Inclusiva realça a importância das TIC na criação de ambientes aprendizagem inclusivos, onde são reconhecidas como essenciais para uma prática pedagógica acessível. No entanto, foram identificadas barreiras, como a falta de formação contínua dos professores e de recursos tecnológicos adequados, apontando a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica escolar. Além disso, o estudo evidencia o potencial das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial e a Robótica Educativa, para enriquecer as estratégias pedagógicas inclusivas, incentivando o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos alunos. Conclui-se, portanto, que, para uma Educação Inclusiva de qualidade, são essenciais o investimento em formação contínua e o apoio pedagógico para superar os desafios encontrados. Os resultados indicam que, embora os professores dos primeiros ciclos do Ensino Básico se sintam mais preparados para utilizar as TIC, os educadores de infância e os professores do Ensino Secundário manifestam a necessidade de maior apoio e formação nesta área.