DEDU - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos/científicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DEDU - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine by Title
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- 500 anos de açorianidade na América do NortePublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA página de hoje fala-nos da força da açorianidade quer ela se manifeste na diáspora ou nas ilhas dos Açores. Por um lado, dá-se a conhecer o maior evento que a DRC realizou, nos EUA, celebrando a nossa presença há cinco séculos na América do Norte. Por outro, fala-se de um programa que já vai na sua IX edição e que promete manter-se como um dos preferidos da população idosa emigrante – Saudades dos Açores. [...].
- Açorcanadiana destaca-se no Reino UnidoPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesTempo de férias e do tão desejado regresso, o verão é talvez a mais aguardada estação do ano para os milhares de açorianos que vivem na diáspora. Na sua bagagem todos eles trazem a saudade das suas raízes e as histórias de uma vida que abraçaram longe das suas ilhas. Nesta edição, damos-lhe conta de uma dessas histórias. Um exemplo de sucesso que ultrapassou fronteiras e de um empenho muito forte na preservação e divulgação da açorianidade. Um estilo de vida que mudou e tocou, certamente, a vida de muitos emigrantes açorianos que desembarcaram no Canadá. [...].
- Açores : espaço de partida no passado e de regresso desejado no presentePublication . Castanho, Maria da Graça BorgesO povo açoriano, nascido dos processos migratórios que garantiram o povoamento das ilhas, desde os finais do século XV, traz registado na alma a errância que sempre o caracterizou. Chegou de barco ao arquipélago e deste foi partindo ao longo dos séculos subsequentes, tendo-se instalado maioritariamente no Brasil, Uruguai, EUA, Havai, Bermuda e Canadá. Presentemente nas ilhas somos perto de 250.000 habitantes, mas, na diáspora, contamos com mais de um milhão e quinhentos mil açorianos/as e açordescendentes, espalhados pelos cinco continentes.
- Açores e EUA : uma história de emigração com mais de cem anosPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesNa deslocação nos Estados Unidos, mais propriamente aos Estados de Massachusetts. Rhode lsland e Califórnia, Graça Castanho promoveu encontros com políticos açordescendentes, órgãos dos governos locais e instituições que connosco colaboram em diferentes projetos, tendo aproveitado para divulgar os vários programas que esta direcção regional desenvolve em prol das comunidades açorianas naquele país. De todos os interlocutores recebeu os maiores elogios e agradecimentos pelo papel que as comunidades açorianas têm desempenhado no desenvolvimento do país, em geral, e dos estados onde se encontram radicadas, em particular.
- Os Açores em destaque em São PauloPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesNo mês de Abril, os Açores estiveram no centro das atenções no Brasil. Para além da visita do Sr. Presidente ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul, a Directora Regional das Comunidades deslocou-se a São Paulo, onde inaugurou a Exposição Açores Divino Açores, num dos mais sofisticados e frequentados centros comerciais da cidade, e onde se avistou com várias entidades e organismos que se encontram intimamente ligados aos Açorianos que residem em São Paulo. [...].
- Os Açores em George Washington UniversityPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA Direcção Regional das Comunidades, durante as primeiras duas semanas do mês de Novembro andou por terras da América do Norte, promovendo os Açores, a cultura e a língua portuguesa. Nos EUA, a DRC assistiu à celebração dos 20 anos da Casa dos Açores da Nova Inglaterra; visitou os ''Amigos da Terceira"; participou na homenagem aos veteranos de todas as guerras; lançou o programa "Ao Colo da Língua Portuguesa"; celebrou um protocolo entre o Governo dos Açores e a George Washington University; participou na reunião do Portuguese American Citizenship Project; visitou o Açores Sport Clube esteve reunida com o CAST, com vista a disponibilizar materiais de língua portuguesa numa plataforma da internet. No Estado de MA, organizou o Simpósio Internacional sobre "Direitos Humanos e Qualidade de Vida das Comunidades Falantes do Português nos EUA e Canadá, no decorrer do qual foram entregues certificados e assinados protocolos para constituição de Rede Internacional.
- Açores recebe Congresso Internacional de Universal Design for LearningPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesOs Açores são cada vez mais espaço de interculturalidade e promoção de eventos com grande relevância a nível internacional. Consciente desta realidade, a Direção Regional das Comunidades (DRC), do Governo dos Açores, tem apostado, por um lado, em atividades que dão visibilidade e reforçam a nossa diversidade cultural e, por outro, na realização de todos os tipos de encontros que reúnem, nos Açores, milhares de especialistas nas mais diversas áreas do saber. [...].
- Comunidades açorianas no mundo : da incerteza do passado ao sucesso do presentePublication . Castanho, Maria da Graça BorgesNo âmbito da celebração do Dia dos Açores. A diretora regional das Comunidades. Graça Castanho, proferiu uma palestra na Casa dos Açores em Lisboa sobre as dificuldades e os sucessos que caracterizaram a emigração açoriana, que se efetivou, de forma sistemática, desde o séc. XVIII. Durante a sua intervenção, intitulada "Comunidades Açorianas no Mundo: da incerteza do passado ao sucesso do presente", foram realçados os sucessivos fluxos migratórios dos Açores para o exterior, bem como os problemas inerentes à partida. Entre suor e lágrimas e tantos outros constrangimentos, os emigrantes açorianos são, hoje em dia, um símbolo de força, união e sucesso, exemplo a ser seguido por todas as gerações.
- Congresso do Espírito Santo na ilha TerceiraPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesSe existe manifestação religiosa que possa caracterizar o povo açoriano, nas ilhas e sua diáspora, o culto ao Divino Espírito Santo, é, sem dúvida, o que reúne a primazia. Consciente de que as Festas ao Divino são fator de união entre todos os açorianos pelo mundo e motivo de interesse e estudo por parte de académicos, a DRC encontra-se a organizar o V Congresso Internacional do Culto do Divino Espírito Santo, que se vai realizar, em Maio, na Terceira. Contamos com a presença de largas dezenas de açorianos e açordescendentes que representarão as nossas comunidades. [...].
- Congresso internacional em TorontoPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesDecorreu em Toronto, de 12 a 14 de Junho, o Congresso Internacional dos Órgãos de Comunicação Social, uma iniciativa da direção regional das Comunidades. O evento reuniu vários órgãos de comunicação social da comunidade açoriana e portuguesa dos Estados Unidos da América e do Canadá, com o objetivo de fazer o ponto da situação dos media na diáspora. [...].