DEDU - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos/científicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DEDU - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da Língua Portuguesa nos EUA para o novo milénio : Plano GlobalPublication . Castanho, Maria da Graça Borges; Serpa, Caetano Valadão; Serpa, Maria de LourdesO plano que agora se apresenta às entidades governamentais portuguesas e a outros organismos com responsabilidades nos destinos do nosso idioma fora de Portugal constitui uma primeira abordagem global à problemática da manutenção e expansão do Português nos EUA. Foi elaborado por um grupo de estudiosos/as e investigadores/as preocupados/as com o futuro da nossa língua neste país. Este estudo apresenta um conjunto de propostas e reflexões e visa preencher uma lacuna existente no âmbito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no extenso espaço geográfico norte-americano, o qual conta com mais de 90.000 escolas, 46 milhões de estudantes - do Jardim de Infância ao 12º ano de escolaridade - e 3.000 universidades. Exprime uma visão abrangente do que poderá e deverá ser o ensino do nosso idioma nas suas várias dimensões, desde o Pré-Escolar ao Ensino Universitário, quer em escolas públicas ou privadas. Analisa o contexto actual, propõe objectivos de trabalho e indica pistas práticas a seguir, particularmente em sete dos cinquenta estados e territórios onde há maior concentração de falantes de Português (cf. Anexo 1). Sendo este um contributo que se enquadra na dinâmica de muitas outras línguas que se têm vindo a afirmar nos EUA, com o apoio directo dos países de origem, como, por exemplo, a Espanha, espera-se que o Governo Português e demais instituições com responsabilidades a este nível tomem, num quadro de referências inovador e especializado, as medidas necessárias, conducentes à manutenção e expansão da Língua Portuguesa, num país que conta com cerca de três milhões de falantes do Português e/ou seus descendentes. Para tal, há que proceder a um conjunto vasto de reformas, entre as quais se destacam a integração do Português nas escolas norte-americanas e a instalação, na Embaixada de Portugal em Washington, dos serviços de Coordenação de Ensino Português, para que a representação portuguesa, ao nível do ensino da língua, tenha a mesma dignidade e visibilidade do que as outras línguas estrangeiras junto dos organismos federais que apoiam e legislam sobre esta matéria tão sensível e prioritária para os EUA.
- Desafios de integração após o regresso...Publication . Castanho, Maria da Graça Borges
- I Edição campo de férias interculturalPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesRespeito pela diversidade cultural, convívio, troca de ideias e experiências. Estas foram as palavras-chave da I edição do programa "Campo de Férias Intercultural", que decorreu de 9 a 14 de Julho, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, dirigido a jovens de diferentes origens – dos Açores, Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Cabo Verde. […].
- Espírito Santo Baluarte da religiosidadePublication . Castanho, Maria da Graça BorgesHoje destacamos o compromisso que a DRC tem para com as comunidades que justificam a sua existência. Falámos da força unificadora do Espírito Santo na diáspora; de um concurso que visa ligar jovens dos Açores às no, as gerações e realidades da migração açoriana; da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga; e da Metropolis, o congresso que, pelo mundo fora, tem definido políticas de grande justiça social, dirigidas às populações migrantes. [...].
- 500 anos de açorianidade na América do NortePublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA página de hoje fala-nos da força da açorianidade quer ela se manifeste na diáspora ou nas ilhas dos Açores. Por um lado, dá-se a conhecer o maior evento que a DRC realizou, nos EUA, celebrando a nossa presença há cinco séculos na América do Norte. Por outro, fala-se de um programa que já vai na sua IX edição e que promete manter-se como um dos preferidos da população idosa emigrante – Saudades dos Açores. [...].
- Os Açores em George Washington UniversityPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA Direcção Regional das Comunidades, durante as primeiras duas semanas do mês de Novembro andou por terras da América do Norte, promovendo os Açores, a cultura e a língua portuguesa. Nos EUA, a DRC assistiu à celebração dos 20 anos da Casa dos Açores da Nova Inglaterra; visitou os ''Amigos da Terceira"; participou na homenagem aos veteranos de todas as guerras; lançou o programa "Ao Colo da Língua Portuguesa"; celebrou um protocolo entre o Governo dos Açores e a George Washington University; participou na reunião do Portuguese American Citizenship Project; visitou o Açores Sport Clube esteve reunida com o CAST, com vista a disponibilizar materiais de língua portuguesa numa plataforma da internet. No Estado de MA, organizou o Simpósio Internacional sobre "Direitos Humanos e Qualidade de Vida das Comunidades Falantes do Português nos EUA e Canadá, no decorrer do qual foram entregues certificados e assinados protocolos para constituição de Rede Internacional.
- Rede de voluntariado criada nos EUA e CAPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesA direção regional das Comunidades começou o ano investindo em áreas relevantes para as populações que servimos. Sendo esta página o reflexo de parte do nosso trabalho, hoje dedicamos algum espaço ao programa LEGAL que, na base do voluntariado e de parcerias com a Rede Internacional de Organizações de Serviço Social, irá revolucionar a forma como as comunidades dos EUA e Canadá encaram os fenómenos da deportação e naturalização. [...].
- Açores : espaço de partida no passado e de regresso desejado no presentePublication . Castanho, Maria da Graça BorgesO povo açoriano, nascido dos processos migratórios que garantiram o povoamento das ilhas, desde os finais do século XV, traz registado na alma a errância que sempre o caracterizou. Chegou de barco ao arquipélago e deste foi partindo ao longo dos séculos subsequentes, tendo-se instalado maioritariamente no Brasil, Uruguai, EUA, Havai, Bermuda e Canadá. Presentemente nas ilhas somos perto de 250.000 habitantes, mas, na diáspora, contamos com mais de um milhão e quinhentos mil açorianos/as e açordescendentes, espalhados pelos cinco continentes.
- DRC dá a conhecer as comunidades JudaicasPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesNa sequência da Conferência Internacional sobre a Herança Judaica nos Açores, que a Direção Regional das Comunidades organizou em Ponta Delgada, convidamos os leitores/as a conhecer o roteiro apresentado publicamente neste evento. Nesta edição, chamamos também a atenção para um projeto inovador, muito especial para a DRC, chamado Crianças Unidas com os Açores, destinado a crianças hospitalizadas, portadoras de doença oncológica, radicadas nas comunidades de forte expressão açoriana. Este projeto conta com a colaboração de escolas dos Açores que se encontram a organizar prendas a enviar para as crianças pelo correio. [...].
- Congresso do Espírito Santo na ilha TerceiraPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesSe existe manifestação religiosa que possa caracterizar o povo açoriano, nas ilhas e sua diáspora, o culto ao Divino Espírito Santo, é, sem dúvida, o que reúne a primazia. Consciente de que as Festas ao Divino são fator de união entre todos os açorianos pelo mundo e motivo de interesse e estudo por parte de académicos, a DRC encontra-se a organizar o V Congresso Internacional do Culto do Divino Espírito Santo, que se vai realizar, em Maio, na Terceira. Contamos com a presença de largas dezenas de açorianos e açordescendentes que representarão as nossas comunidades. [...].