Browsing by Issue Date, starting with "2012-07-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Açores e EUA : uma história de emigração com mais de cem anosPublication . Castanho, Maria da Graça BorgesNa deslocação nos Estados Unidos, mais propriamente aos Estados de Massachusetts. Rhode lsland e Califórnia, Graça Castanho promoveu encontros com políticos açordescendentes, órgãos dos governos locais e instituições que connosco colaboram em diferentes projetos, tendo aproveitado para divulgar os vários programas que esta direcção regional desenvolve em prol das comunidades açorianas naquele país. De todos os interlocutores recebeu os maiores elogios e agradecimentos pelo papel que as comunidades açorianas têm desempenhado no desenvolvimento do país, em geral, e dos estados onde se encontram radicadas, em particular.
- Da experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo ao contributo da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criançaPublication . Balanco, Sónia da Conceição Rodrigues Pacheco; Fortuna, Maria Margarida Pacheco"[…] pretende-se, com a elaboração deste documento, que o estagiário reflita sobre o trabalho desenvolvido, fundamente, com literatura da especialidade, as opções metodológicas tomadas e que utilize técnicas de investigação, que, neste caso em particular, incidem não só sobre as práticas educativas mas também são colocadas ao serviço da importância da aplicabilidade prática da Área de Expressão Dramática, em contextos e dinâmicas de sala de aula. Se olharmos atentamente para a Lei de Bases do Sistema Educativo, podemos constatar que a mesma estipula um conjunto de princípios gerais sobre a formação de educadores e professores, entre os quais importa enunciar os seguintes: “a) Formação inicial de nível superior, proporcionando aos educadores e professores de todos os níveis de educação e ensino a informação, os métodos e as técnicas científicos e pedagógicos, de base, bem como a formação pessoal e social adequadas ao exercício da função. (…) h) Formação participada que conduza a uma prática reflexiva e continuada de auto informação e auto-aprendizagem. 2- Orientação e as actividades pedagógicas na educação pré-escolar são asseguradas por educadores de infância, sendo a docência em todos os níveis e ciclos de ensino assegurada por professores detentores de diploma que certifique a formação profissional específica com que se encontram devidamente habilitados para o efeito”. Inferimos, assim, que é vital que o docente reflita sobre a sua prática educativa e mobilize um conjunto de metodologias de investigação de forma a evoluir como pessoa e como profissional de educação. A aplicação prática destas metodologias permitirá ao docente uma melhor compreensão da sua prática letiva e do contexto onde se insere. Neste âmbito, pretende-se que este relatório contribua, indubitavelmente, para desenvolver uma atitude reflexiva e metódica no que concerne à nossa prática educativa futura. […]" (da Introdução).
- A aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino na ação de educadores de infância e professores do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Monteiro, Renata Paula Silva; Mira Leal, SusanaA dimensão que o outro assume nas nossas vivências é um aspeto inquestionável e que influencia, portanto, a forma como vemos e agimos sobre o mundo que nos rodeia. Como tal, podemos considerar que muitas das aprendizagens que realizamos são resultado dessa interação entre a pessoa e o meio. Tendo em conta a importância da dimensão social na aprendizagem, surgiu uma metodologia de ensino-aprendizagem que enfatiza a mesma e que utiliza a interação com o outro (educador/professor, colegas, entre outros) como um recurso na facilitação e promoção da aprendizagem – a aprendizagem cooperativa. Neste trabalho discute-se a importância da aprendizagem cooperativa na aprendizagem, sob o ponto de vista teórico e das orientações curriculares atuais para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico, ilustrando com situações reais de aprendizagem cooperativa realizadas no âmbito da nossa prática pedagógica na educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. Com este trabalho, pretendemos contribuir para que educadores e professores perspetivem o ensino de forma menos individual, assumindo as mais-valias da aprendizagem cooperativa para a aprendizagem.