NICA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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Browsing NICA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Subject "Ética"
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- O que significa ser eticamente crítico? Algumas reflexões sobre a Filosofia para CriançasPublication . Costa Carvalho, MagdaO nosso objetivo centra-se na problematização de alguns aspetos relacionados com a dimensão ética do projeto de Filosofia para Crianças iniciado por Matthew Lipman e Ann Sharp nas décadas de 70 e 80 do século XX. Lipman começou por preocupar-se em promover um programa que preparasse as crianças para lidarem com discursos ambíguos, como sejam a publicidade e a propaganda, centrando os seus esforços iniciais na razoabilidade (reasonableness), isto é, numa proposta educativa que promovesse seres humanos mais "razoáveis" ou capazes de raciocinar bem. A comunidade de investigação filosófica (community of philosophical inquiry) designa um grupo de pessoas envolvidas num processo de pensamento filosófico enquanto conjunto de processos deliberativos e colaborativos em que os participantes transformam as suas opiniões em juízos fundamentados e as suas discussões em diálogos, articulando-se de forma autocorretiva. Os trabalhos de M. Lipman e A. Sharp encontraram ecos no critical thinking movement a que autores como os psicólogos R. Ennis e R. Paul concederam grande visibilidade na segunda metade do século XX. Aliás, a incidência no pensamento crítico formal materializa-se com a publicação de Harry Stottlemeier's discovery, a primeira história do currículo de Lipman e Sharp para trabalhar filosoficamente com as crianças, texto especificamente orientado para a aquisição de competências lógicas básicas, privilegiando a perspetiva da aquisição e desenvolvimento de capacidades analíticas e cognitivas. Todavia, os trabalhos de Lipman e Sharp não se resumem a uma abordagem formal do pensamento lógico e destacam-se de outras propostas pedagógicas de estrito enriquecimento cognitivo pelas suas dimensões ética, estética, política e, até, existencial. Podendo ser concebido como um programa de largo espectro, às competências críticas juntam-se outras valências do designado pensamento de multidimensional, nomeadamente os pensamentos criativo, valorativo ou de cuidado (caring). Acresce que a prática filosófica com as crianças extrapola os limites da sala de aula: tal como uma pedra atirada ao rio, as comunidades de investigação filosófica assemelham-se a círculos concêntricos que, quando em funcionamento, irradiam para esferas mais largas e integradoras, o que lhes confere uma importante dimensão ética, social, política e, até, civilizacional. O nosso contributo na presente reflexão prende-se com a vertente ética do programa de Filosofia para Crianças, entendida nas suas expressões individual e coletiva, isto é, enquanto ressoa na conduta pessoal de cada membro da comunidade, bem como no plano social do seu compromisso com o grupo. Procuraremos pensar algumas linhas de articulação entre as dimensões ética e cognitiva do programa de Filosofia para Crianças, lançando a questão: o que significa ser eticamente crítico?
- Sentir, pensar, agir : a dimensão ética do programa de Filosofia para CriançasPublication . Costa Carvalho, MagdaQuando uma criança formula uma questão de natureza metafísica, ficamos por vezes perplexos com a desconstrução dos mais simples e básicos sentidos que orientam a nossa existência quotidiana. A rápida necessidade de articularmos e justificarmos o que, anteriormente, não nos parecia problemático ou digno de dúvida confronta-nos com a insegurança de vermos o nosso mundo posto em causa e podemos ser tentados a entender a curiosidade natural da criança como uma incomoda característica das fases iniciais do ser humano. Mas é precisamente o direito que a criança tem de fazer perguntas, com o consequente dever do adulto de as acolher, um dos eixos que suporta o programa de Filosofia para Crianças. Iniciado nos Estados Unidos por Matthew Lipman e Ann Sharp na década de 70 do século XX, esta proposta tem sido desenvolvida e adaptada em inúmeros países e contextos culturais e geográficos. Como procuraremos evidenciar ao longo da nossa reflexão, encontramos na Filosofia para Crianças uma estrutura tripolarmente sustentada que se articula no dinamismo entre as dimensões afetiva, cognitiva e volitiva (referente à ação). Será nesse âmbito que iremos justificar o eixo ético do exercício filosófico com as crianças, em que, por um lado, a afetação fomenta o pensar e realiza-se no agir, e, por outro, ser afetado e agir são também modos de pensar.