Departamento de Educação
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Browsing Departamento de Educação by Subject "Abilities in Reading"
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- Do ouvir ler ao querer ler : estratégias para suscitar o interesse pela leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Machado, Juliana Sofia Carapinha; Mira Leal, SusanaOs resultados da investigação e das estatísticas educativas nacionais e internacionais evidenciam reiteradamente a necessidade de transformar o processo de ensino e aprendizagem da leitura com vista a promover nas crianças o prazer na leitura, a vontade de aprofundar conhecimentos e competências neste domínio e a valorização destes no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Sustentados em perspetivas teóricas e orientações curriculares atuais, empreendemos, no âmbito da nossa ação pedagógica, estratégias didáticas diversas que permitissem alcançar um conjunto de objetivos traçados com vista a aprofundar competências de leitura em crianças em idade pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, bem como o gosto destas pela leitura. No presente relatório, damos a conhecer o trabalho desenvolvido nesse sentido, bem como os contextos em que aquele se desenrolou, discutindo a importância das estratégias pedagógicas utilizadas tendo em vista os objetivos enunciados. No final do trabalho, concluímos que as aprendizagens no domínio da leitura ganham em ser promovidas desde muito cedo e por meio do trabalho integrado dos vários domínios verbais (compreensão e expressão oral, compreensão e expressão escrita); que as estratégias a implementar devem ser suficientemente capazes de auxiliar os alunos na identificação de diferentes finalidades da leitura, bem como no reconhecimento dos objetivos comunicativos subjacentes a diferentes tipos de texto; que os alunos reagem favoravelmente a estratégias e atividades que saem da rotina e estimulam a sua atenção, curiosidade e imaginação; que as atividades de leitura suscitam maior interesse por parte das crianças quando não se restrinjam ao livro e/ou sejam complementadas com outras linguagens (áudio, imagem, etc.), com as quais elas possam interagir; e que o contacto com a leitura fora da sala aumenta o interesse e o gosto pela leitura dos alunos (visitas de estudo a feiras do livro, bibliotecas, livrarias, entre outras). A realização deste trabalho representou uma oportunidade de grande crescimento pessoal e profissional para nós e estamos em crer que a nossa ação pedagógica terá criado também situações de aprendizagem e reflexão para as crianças e adultos (colegas e cooperantes) com quem partilhámos este trabalho.