Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências. (Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DME - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Subject "Academic Hazing"
Publication . Silva, Osvaldo; Caldeira, Suzana Nunes; Sousa, Áurea; Mendes, Maria; Martins, Maria J.
ENQUADRAMENTO: Em Portugal, o fenómeno das praxes académicas tem sido noticiado muito pelos seus aspetos negativos e pelas más experiências associadas. As vivências nesse período poderão promover um distanciamento dos estudantes a diferentes aspetos da academia e dificultar o seu sucesso. OBJETIVOS: Conhecer a opinião dos estudantes da Universidade dos Açores sobre as vivências académicas nas praxes e averiguar eventuais relações entre estas e o envolvimento académico dos mesmos. METODOLOGIA: 431 estudantes responderam a um questionário sociodemográfico, à Escala de Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), à Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e qualificaram as praxes com dois adjetivos. Os dados foram tratados utilizando métodos estatísticos. RESULTADOS: Questionário sociodemográfico: 27.2% dos inquiridos não participaram nas praxes e declararam-se “anti-praxe”, 9.8% não se sentiram acolhidos pelos colegas do mesmo ano e 17.4% não se sentiram acolhidos pelos colegas de anos mais avançados. EASBPES: 15.7% dos inquiridos expressaram uma opinião mais desfavorável em relação às praxes e 30.3% uma opinião mais favorável. Os que expressaram uma opinião mais favorável em relação às praxes foram os que mais participaram nas atividades nesse âmbito. EASVE: os níveis de satisfação com a vida estão correlacionados positivamente com as subescalas “relação positiva” e “dimensão social” da EASBPES. Os adjetivos foram categorizados em opinião negativa, ambivalente e positiva; 26% dos inquiridos expressaram opinião negativa, 18.6% opinião ambivalente e 55.4% opinião positiva. CONCLUSÃO: Na Universidade dos Açores a vivência de atividades e situações no âmbito das praxes académicas não parece ser adversa, nem desvincular os estudantes da instituição.