DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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Browsing DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Subject "Atitude"
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- A Educação Física no Ensino Secundário: compreender atitudes para pensar a mudançaPublication . Pacheco, Catarina; Condessa, IsabelO presente estudo, realizado numa Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores (ES), pretende identificar as atitudes dos alunos do 12º ano de escolaridade face à Educação Física, aos currículos estabelecidos para a disciplina e à forma como são implementados na escola e confrontá-las com as percepções dos professores de Educação Física (EF) da escola. Partimos do pressuposto de que o conhecimento destes fatores permitirá aos profissionais desta área disciplinar “repensar” as suas práticas no futuro, através da implementação de um novo projecto que os conduza à optimização do seu desempenho, numa atividade profissional que se deseja cooperativa, reflexiva e inovadora. A nossa amostra foi constituída por 358 alunos pertencentes ao 12º ano de escolaridade de ambos os sexos, e por 20 professores do grupo de EF que leccionaram durante dois anos lectivos sucessivos nessa escola (2006/07 e 2007/08), Os dados, quantitativos e qualitativos, recolhidos pela aplicação de inquéritos por questionário e análise documental (análise de documentos da escola), foram tratados estatisticamente no SPSS. Os principais resultados obtidos neste estudo permitem-nos concluir que os alunos do ensino secundário apresentam uma atitude favorável em relação à EF escolar, se bem que existiam uns factores que eram mais favoráveis à sua prática, diferenciando-se um pouco a atitude de rapazes e de raparigas. As percepções dos professores nem sempre são coincidentes com as atitudes e preferências dos alunos, contudo são claras as necessidades de mudança: uma maior selecção dos conteúdos do currículo, em práticas mais adequadas aos jovens e a promoção de um ensino mais inovador e colaborativo.