DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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Browsing DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Subject "Abordagem Comunicativa"
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- Poder e linguagem em aula de língua materna : um projecto de investigação-acção com professores-estagiários de português.Publication . Mira Leal, Susana; Sá, Maria Helena Araújo eO estudo a que este texto se reporta partiu do pressuposto de que as oportunidades de uso da língua que os alunos têm tido na aula e, particularmente, em aula de Língua Materna (LM), são parcas e pouco diversificadas, factor que condiciona o seu desempenho comunicativo e a sua aprendizagem, pretendendo realçar a importância de abordar, no contexto da formação inicial de professores de línguas, e particularmente de língua materna, a problemática do exercício de poder pela linguagem. O projecto, desenvolvido com três estagiárias de Português da Universidade dos Açores, de quem éramos supervisoras, elegeu como estratégias de formação a observação, a reflexão, a experimentação e a análise críticas sobre os usos da linguagem verbal em aula de LM, e assentou numa metodologia qualitativa/interpretativa de investigação. Com a recolha e análise dos dados, procurámos descortinar o entendimento que as formandas iam construindo da relação sujeito-língua-poder em aula de LM ao longo da formação e averiguar da evolução nas práticas de linguagem construídas por estas na aula. Os resultados permitiram-nos concluir que a formação favoreceu a evolução conceptual das formandas no que respeita ao entendimento da relação sujeito-língua-poder na aula de LM e uma progressiva tomada de consciência das suas implicações na aprendizagem da língua, registando-se, no entanto, um menor impacto nas suas práticas, visível na sua dificuldade em promover determinadas competências comunicacionais em língua. Estes resultados, revelando a importância de integrar na formação (inicial e contínua) de professores a reflexão sobre a problemática em análise, sugerem que, dada a dificuldade de os professores reconstruírem as suas práticas de forma concordante com o seu pensamento, qualquer formação a este nível deve ser alargada no tempo, assentar em estratégias diversificadas e implicar a sua participação activa na concepção e desenvolvimento do projecto de formação.