DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by Subject "Affectation"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Modelos regret aplicados a problemas de localizaçãoPublication . Nunes, Pedro Portugal de Sousa; Lourenço, Helena Ramalhinho Dias; Silva, FranciscoDada a importância da prestação de serviços face à procura existente e aos custos inerentes à sua configuração, os problemas de localização são de suma importância quer no quotidiano quer no meio científico. Na tentativa de captar as particularidades desses sistemas e fazer uma aproximação à realidade, os modelos de localização tornaram-se de tal forma complexos que os resultados por enumeração completa se tornam de difícil obtenção fruto essencialmente do crescimento exponencial do tempo de computação. O presente trabalho apresenta um algoritmo que, além do conhecido GRASP, incorpora o método p-minmax Regret com o objetivo de avaliar a solução heurística obtida no que concerne a sua robustez para diferentes cenários. A utilização desses processos vem na linha de pesquisas anteriores e visa a sua integração com o intuito de explorar novas metodologias que melhorem ou melhor se adaptem às circunstâncias dos casos estudados. Fazendo variar os limites em termos de tempos de espera e de distância máxima percorrida, limites de capacidades de processamento da procura e dimensão das redes, é possível verificar mudanças significativas nas soluções finais. Os problemas em estudo são o bem conhecido Problema de Localização com Cobertura Máxima de ReVelle e um modelo alternativo no qual o comportamento de escolha do servidor não depende apenas do tempo percorrido do nó ao centro, mas também inclui o tempo de espera pelo serviço. Foram também abordados o Problema de Localização de Captura Máxima, do mesmo autor, e o Problema de Localização de Infraestruturas com Capacidades Limitadas com base no problema estudado originalmente por Balinski. Os modelos testados e os seus vários exemplos foram obtidos com recurso à geração numérica aleatória. Em muitos casos, evidenciam-se resultados distintos mas existem outros onde a formulação proposta não produz diferenças significativas nos resultados. De uma forma geral, nos sistemas mais “apertados”, ou seja, onde o limite de distância seja mais pequeno, o número de centros de serviço sejam em menor número ou as capacidades de processamento das infraestruturas menores, as decisões de localização são mais sensíveis aos parâmetros pré-definidos para o modelo. Em conclusão, tendo-se simulado as populações e as respetivas frequências de procura, com este trabalho consegue-se evidenciar a suma importância, tal como na vida real, de considerar o congestionamento dos sistemas nas suas várias vertentes como um fator determinante nas decisões de localização e afetação.
