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- Modelos regret aplicados a problemas de localizaçãoPublication . Nunes, Pedro Portugal de Sousa; Lourenço, Helena Ramalhinho Dias; Silva, FranciscoDada a importância da prestação de serviços face à procura existente e aos custos inerentes à sua configuração, os problemas de localização são de suma importância quer no quotidiano quer no meio científico. Na tentativa de captar as particularidades desses sistemas e fazer uma aproximação à realidade, os modelos de localização tornaram-se de tal forma complexos que os resultados por enumeração completa se tornam de difícil obtenção fruto essencialmente do crescimento exponencial do tempo de computação. O presente trabalho apresenta um algoritmo que, além do conhecido GRASP, incorpora o método p-minmax Regret com o objetivo de avaliar a solução heurística obtida no que concerne a sua robustez para diferentes cenários. A utilização desses processos vem na linha de pesquisas anteriores e visa a sua integração com o intuito de explorar novas metodologias que melhorem ou melhor se adaptem às circunstâncias dos casos estudados. Fazendo variar os limites em termos de tempos de espera e de distância máxima percorrida, limites de capacidades de processamento da procura e dimensão das redes, é possível verificar mudanças significativas nas soluções finais. Os problemas em estudo são o bem conhecido Problema de Localização com Cobertura Máxima de ReVelle e um modelo alternativo no qual o comportamento de escolha do servidor não depende apenas do tempo percorrido do nó ao centro, mas também inclui o tempo de espera pelo serviço. Foram também abordados o Problema de Localização de Captura Máxima, do mesmo autor, e o Problema de Localização de Infraestruturas com Capacidades Limitadas com base no problema estudado originalmente por Balinski. Os modelos testados e os seus vários exemplos foram obtidos com recurso à geração numérica aleatória. Em muitos casos, evidenciam-se resultados distintos mas existem outros onde a formulação proposta não produz diferenças significativas nos resultados. De uma forma geral, nos sistemas mais “apertados”, ou seja, onde o limite de distância seja mais pequeno, o número de centros de serviço sejam em menor número ou as capacidades de processamento das infraestruturas menores, as decisões de localização são mais sensíveis aos parâmetros pré-definidos para o modelo. Em conclusão, tendo-se simulado as populações e as respetivas frequências de procura, com este trabalho consegue-se evidenciar a suma importância, tal como na vida real, de considerar o congestionamento dos sistemas nas suas várias vertentes como um fator determinante nas decisões de localização e afetação.
- O conto literário: a memória da tradiçãoPublication . Duarte, Noélia de Lurdes Vieira; Goulart, Rosa Maria Batista"O objectivo central deste trabalho é o de estudar o conto como género que exibe traços característicos das formas literárias que estiveram na sua origem. Considerando que ele preserva, em todo o seu percurso, a memória da tradição, partiu-se da observação das particularidades do mito e do conto da literatura de expressão oral, identificado como uma aprendizagem transmitida de geração em geração, demonstrando de que modo e por que razão esta herança ancestral foi mantida ao longo dos tempos, auxiliando na constituição do que aqui será denominado modelo pedagógico do conto literário. Nesta mesma formação participa também a tradição literária do exemplum. Esta questão histórico-literária remete para o modo como o moralismo cristão, muito influente em Portugal durante a Idade Média e Renascimento, contribuiu para que a função socializadora da forma oral e o princípio moral se sobrepusessem ao exercício do puro prazer estético, com o qual está também relacionado o desenvolvimento da forma literária do conto. Como tal, o procedimento seguido consistiu em seleccionar momentos significativos ou grandes linhas evolutivas que testemunhassem a manutenção dessa memória ao longo dos tempos. Neste caso, a abordagem panorâmica foi imposta pelas circunstâncias histórico-literárias observadas, que obrigaram a um recuo temporal significativo. A organização dos capítulos, obedecendo a uma perspectiva diacrónica, também ela relacionada com estes factores, foi ditada pela avaliação da importância que certos autores-charneira, como Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Manuel da Fonseca, e certos autores transicionais, como Rodrigo Paganino e Álvaro do Carvalhal, entre outros não identificados de modo destacado, mas cujo papel é considerado, tiveram ora na subsistência da memória da tradição ora no redireccionamento do conto para outra fase evolutiva, que não se compreende sem a sua qualidade de monumento comemorativo do passado. […]" (da Introdução).
- Autorregulação em crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Roque, Sónia da Conceição Ferreira Rodrigues; Serpa, Margarida DamiãoCom este relatório pretende-se demonstrar o resultado da prática educativa em contexto pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, segundo uma análise crítica, reflexiva e fundamentada do estágio realizado no âmbito da frequência das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II. Este relatório apresenta uma componente teórica que clarifica conceitos essenciais ao desenvolvimento de uma prática letiva sustentada e uma componente empírica que explicita muitas das ações realizadas nas escolas. O confronto destas com a componente teórica permitiu aprofundar a reflexão sobre a lecionação desenvolvida, tanto ao nível das planificações como das observações, ações e avaliações efetuadas. O tema “Autorregulação em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico” constituiu o fio condutor para a articulação entre a ação educativa desenvolvida e o trabalho prático exploratório desta temática. Desta forma foi nossa pretensão proporcionar às crianças condições para o desenvolvimento de competências autorregulatórias, pelo conhecimento, compreensão e utilização das três fases cíclicas do processo autorregulatório (planificação, monitorização e avaliação). Procurámos perceber que estratégias de aprendizagem facilitam este processo, de modo a compreender de que forma estas estratégias, aplicadas em diferentes tarefas e contextos, possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem associada à expressão “aprender a aprender”. Assim, criaram-se experiências de aprendizagem em que as crianças participaram em processos de autoavaliação explícita antes, durante e após a realização de uma tarefa, permitindo-lhes relacionar os seus conhecimentos quer com os objetivos escolares quer com a perceção de autoeficácia. Analisando a prática educativa desenvolvida consideramos que os objetivos almejados permitiram compreender de que forma uma prática letiva intencional pode contribuir para o desenvolvimento de competências autorregulatórias em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, acreditando que é preciso criar oportunidades que fomentem a autorregulação da aprendizagem, na medida em que são inegáveis as suas implicações no sucesso académico e no desenvolvimento global das crianças.
- Envelhecimento e bem-estar psicológico em adultos em idade avançada residentes em lar : um estudo nas ilhas das Flores e CorvoPublication . Pereira, Carmen da Silva; Medeiros, Maria Teresa Pires deO estudo, assente numa amostra de adultos em idade avançada (N=36), com idades compreendidas entre os 66 e os 95 anos, tem como propósito conhecer o bem-estar e a satisfação com a vida das pessoas idosas institucionalizadas nos lares das Ilhas do Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores, respetivamente nas ilhas das Flores e Corvo. Com base nos estudos internacionais e nacionais sobre as variáveis em estudo, essencialmente correlacionais, partimos das seguintes questões de investigação: Será que o bem-estar psicológico (BEP) depende de variáveis sociodemográficas na amostra em estudo? Haverá uma relação entre o bem-estar psicológico (BEP), a satisfação com a saúde, a vivência religiosa (pessoa crente ou não), a satisfação com a situação económica, a satisfação com a vida social e a satisfação com a vida afetiva? Haverá alguma relação entre o bem-estar psicológico (BEP), o otimismo, a autoestima e a extroversão? Haverá uma relação entre o bem-estar psicológico (BEP) e o tempo de permanência da pessoa idosa na instituição (Lar)? Haverá uma relação entre bem-estar psicológico (BEP) e as atividades de tempos livres realizadas (número e tipo de atividade) nos lares? Delineámos os seguintes objetivos: (i) Caraterizar as pessoas idosas residentes nos lares das Ilhas do Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores ao nível da idade, sexo, concelho de residência anterior, estado civil, profissão, situação familiar, vínculos familiares ou outros, situação de dependência, ligação com o mundo exterior e tempo de permanência na instituição; (ii) Avaliar o bem-estar psicológico (BEP) de pessoas idosas residentes nos lares das Ilhas do Grupo Ocidental (RAA); (iii) Analisar as relações entre o bem-estar psicológico (BEP) e variáveis sociodemográficas, pessoais e contextuais; (iv) Compreender as relações entre o bem-estar e a satisfação com a vida; (v) Propor alguns indicadores para um plano de promoção do bem-estar psicológico às pessoas idosas residentes em Lar. Como a investigação é essencialmente de natureza quantitativa, o tratamento e a análise dos dados foram realizados através do Programa Statistical Package for the Social Science – SPSS (versão 15.0), recorrendo a uma análise estatística não paramétrica. Os resultados revelam a existência de relações estatisticamente significativas entre algumas dimensões do bem-estar psicológico e: satisfação com a vida, satisfação com a saúde, satisfação com a vida social, extroversão, otimismo, autoestima, estado civil, a idade, a entrada na instituição e as atividades de tempos livres realizadas. Finalmente tecem-se implicações para a intervenção psicológica.