DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Acolhimento residencial"
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- A cidadania como projeto educativo em contextos não escolares: uma investigação reconstrutivaPublication . Rocha, Rúben José Pacheco Faustino Parruas; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroAs práticas de cidadania, tem como objetivo entender o sentido e o lugar da educação para a cidadania no processo educativo de uma instituição de acolhimento residencial e colaborar para que o mesmo se torne um eixo central na formação cidadã de jovens institucionalizados. A educação para a cidadania, hoje, não pode ser vista apenas como um processo de instrução cívica, pois já se revelou ineficaz na formação de cidadãos ativos e responsáveis. Na investigação agora em análise, a educação para a cidadania é concebida como um processo educativo global e integrado, assente numa cidadania ativa, que aponta à promoção da formação do individuo através da construção do eu, na sua dimensão singular e comunitária. Conscientes da importância da educação para a cidadania na sociedade atual, julgamos fundamental envolver uma instituição de acolhimento residencial de jovens num trabalho de investigação-ação colaborativa, onde fosse possível analisar e refletir como entendiam e promoviam o processo educativo para a cidadania nas suas práticas diárias. Contribuiu para este trabalho de investigação uma comunidade de aprendizagem, constituída pelo investigador principal, dois técnicos e cinco jovens de uma casa de acolhimento residencial. O processo de investigação-ação colaborativa distribuiu-se em diferentes ciclos e fases, iniciando na definição de problemas, passando pelo processo de investigação e culminando na avaliação da mudança, verificando se os jovens aprenderam novas perspetivas de uma educação cidadã. Ao longo do processo optou-se por diversos procedimentos de recolha e de análise de dados: entrevistas exploratórias, para conhecer a realidade em estudo, um questionário diagnóstico, que possibilitaram conhecer o público-alvo do estudo e, por fim, uma adaptação da escala de cidadania para adolescência para verificar se existiram mudanças significativas após a oficina de formação. No final do presente trabalho de investigação, verificámos que os jovens apresentaram algumas mudanças, principalmente, na forma como concebem e desenvolvem a cidadania, associando-a a uma ética da responsabilidade.