Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "2º Ciclo do Ensino Básico"
Publication . Araújo, Karen Maria Medeiros; Santos, Ana Isabel da Silva; Silva, Maria Leonor Sampaio da
O presente relatório centra-se no trabalho de intervenção pedagógica que foi desenvolvido no âmbito do Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico e implementado junto de duas turmas do 5.º ano de escolaridade. A abordagem do Storytelling como base para a aprendizagem de línguas foi o tema posto em prática como estratégia para aumentar o interesse e envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem das línguas visadas.
O trabalho dividiu-se em três fases. Na primeira fase, foram recolhidas informações sobre os alunos visados através de conversas informais com as professoras de português e de inglês do 1.º ciclo e procedeu-se à observação das aulas das orientadoras cooperantes das disciplinas de português e de inglês. Num segundo momento, após a implementação de cada aula integrada nas sequências didáticas destinadas a este estágio, foram realizadas revisões junto dos alunos e reflexões sobre as atividades realizadas em cada sequência didática. Na terceira e última fase, após implementação de um questionário aos alunos sobre Storytelling, foi realizada uma análise sobre as respostas dadas com o objetivo de apurar as perceções dos alunos sobre a influência do Storytelling na sua aprendizagem.
Os resultados obtidos através dos questionários e da observação das práticas demonstraram que o uso de histórias nas aulas de português e de inglês facilitou a aprendizagem e permitiu consolidar e aperfeiçoar conhecimentos já existentes, no caso do português, e também introduzir e desenvolver novos conhecimentos, no caso do inglês.