Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Adolescence"
Publication . Martins, Martinha de Fátima Correia; Tomás, Licínio Manuel Vicente
Diversos estudos indicam que a gravidez precoce continua a ser uma problemática social de relevo na Região Autónoma dos Açores. Apesar de uma tendência para a diminuição progressiva do registo de nascimentos ocorridos, na faixa etária entre os 11-19 anos de idade, para o período entre 2001 e 2014, a região continua a apresentar um número elevado de nascimentos em mães nessa faixa etária. Desse modo, os Açores são uma das regiões europeias com mais casos de gravidez na adolescência.
O propósito central deste trabalho é descrever o apoio social de jovens institucionalizadas ou previamente institucionalizadas em risco de gravidez precoce ou com uma gravidez precoce consumada. Participaram no estudo 14 jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. O estudo baseou-se numa entrevista semiestruturada, aplicada de acordo com um guião previamente preparado. A entrevista foi adaptada em função do tipo de participantes, visto que as adolescentes foram distribuídas por três condições: adolescentes não grávidas institucionalizadas, mas com elevado risco de gravidez precoce; adolescentes grávidas ou mães adolescentes institucionalizadas; e, finalmente, mães adolescentes não institucionalizadas.
Este estudo permitiu concluir que, em geral, as relações das participantes com as famílias de origem são marcadas por riscos cumulativos, por um aparente conhecimento dos métodos anticoncecionais, que não foi condição suficiente para prevenir uma gravidez precoce de algumas delas, e que o apoio social está muito dependente das famílias de origem, não obstante o respetivo historial multiproblemático.