DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Educação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira GrandePublication . Bulhões, Paulo César Fróes; Gil, Ana Cristina Correia; Condessa, Maria Isabel Dias Carvalho Neves CabritaA tese “Influência(s) da cultura na construção identitária e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande”, desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, procura compreender as vivências e as representações culturais no seio dos diversos contextos educativos, de modo a analisar os interesses, a participação, a aquisição de competências e o impacto, nas gerações mais novas, ao nível da – identidade, educação e comunidade. O estudo de caso tem uma natureza qualitativa e exploratória e uma amostra de: crianças (n=13), jovens (n=9) e adultos (n=13), em cinco instituições/ grupos. As técnicas utilizadas consistem na análise documental, observação e entrevistas, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados atingidos são os seguintes: i) existência de diferentes representações, face à definição de cultura; ii) menor interesse dos estudantes nas atividades culturais da escola, carecendo esta última de mais oferta e valorização; iii) reconhecimento dos grupos culturais (não escolares) na formação e na identidade, apesar da dificuldade de compromisso; iv) valorização da cultura na educação, pelas oportunidades e benefícios, e na identidade, pela influência da açorianidade e da transmissão cultural; v) contribuição da cultura no desenvolvimento concelhio, criando desafios face à cultura local. Em suma, o contexto escolar revela pouca abertura às potencialidades da cultura e os contextos não escolares têm dificuldade em manter a participação ativa dos mais novos, verificando-se falta de apoios. A construção identitária e a educação são marcadas pela herança cultural e pelo envolvimento na vida comunitária. Na Ribeira Grande, destaca-se o impacto das manifestações culturais e a valorização do património (material e imaterial). Para concluir, a cultura está ligada às vivências, modos de estar e de pensar de cada pessoa e à democratização da educação, com influências de uma cultura global, a qual afeta a identidade local.
- Sobre a localização temporal adverbial anafórica em portuguêsPublication . Alves, Ana Teresa; Peres, João AndradeO tema central desta dissertação é a localização temporal adverbial anafórica cujo estudo será baseado na análise de textos constituídos por dois períodos adjacentes.