DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DBIO - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O stress nos psicólogos da ilha de São MiguelPublication . Belchior, Nuno Miguel Bettencourt da Silva; Silva, Luís Filipe Dias; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraO stress ocupacional parece afectar, adversamente, tanto o bem-estar dos trabalhadores como das organizações. Estudos anteriores mostraram que os psicólogos podem ser afectados por níveis elevados de stress ocupacional resultante de erros cometidos e respectivas implicações ou consequências negativas. Este estudo teve como objectivo avaliar os níveis de stress ocupacional, identificar os stressores presentes no contexto laboral e as estratégias de coping utilizadas pelos Psicólogos residentes na ilha de São Miguel. Entre os 100 profissionais contactados obtiveram-se 48 respostas, constituindo uma amostra relativamente jovem e quase exclusivamente pertencente ao género feminino. Aplicou-se uma Ficha demográfica, o Questionário de Stresse nos Prestadores de Serviços Humanos – Versão Geral (QSPSH-VG), o Perceived Stress Scale (PSS), o Negative Life Events Scale (NLES), o Job Satisfaction Survey (JSS) e um grupo de questões semi-abertas relativas às estratégias de coping. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes apresentava um stress moderado. O stressor mais assinalado foi ―O excesso de trabalho e/ou tarefas de carácter burocrático‖. O factor idade parece afectar o nível de stress para as fontes de stress ―Excesso de trabalho‖ e ―Carreira e remuneração‖. Verificou-se que o stress percepcionado está associado a problemas familiares e está inversamente relacionado com a satisfação no trabalho. O conflito trabalho-família demonstrou ser o mais importante stressor ligado ao stress ocupacional. As estratégias de coping mais utilizadas foram as de resolução de problemas. Sugerem-se como medidas de intervenção: a melhoria da organização do trabalho, a redução da carga de trabalho, o aumento salarial e a alteração ao nível da chefia.