Departamento de História, Filosofia e Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de História, Filosofia e Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Da assistência à adoção : a sociedade perante a infância abandonada (séculos XIX a XX)Publication . Mendes, Tânia Gabriela Godinho Santos; Silva, Susana SerpaA adoção em Portugal é uma forma de proteção infantil relativamente recente. Tem-se assistido a um aumento do número de crianças adotadas, contudo, esta ainda é uma escolha fortemente marcada como sendo um último recurso das famílias impossibilitadas duma parentalidade biológica. Longo foi o percurso histórico da criança abandonada até ao reconhecimento da adoção como forma de relação familiar, atendendo ao seu superior interesse. No entanto, associado à adoção surge um conjunto de representações sociais adversas à mesma e que poderão condicionar a própria escolha. Este estudo dá-nos uma perspetiva histórica da evolução da assistência à infância e do papel da criança na sociedade açoriana, em particular, de modo a contribuir para uma melhor compreensão das representações sociais atuais face à criança adotada. Assim, recuamos até meados do século XIX, em que a Roda dos Expostos afigurava-se como uma forma de assistência à criança abandonada e desvalida e como resposta à pobreza e manutenção da honra familiar, demonstrando o facilitismo que havia nas exposições. Em relação ao século XX, ilustramos legislativamente os avanços e os retrocessos históricos do reconhecimento do papel da criança na sociedade e na sua proteção. Salienta-se, no período do Estado Novo, as peculiaridades da adoção na ilha Terceira, Açores, evidenciada pelo interesse e procura de casais norte-americanos. Foram várias as crianças “adotadas” pelos americanos da “Base das Lajes”, e ainda hoje a legalidade destes processos levantam fortes questionamentos morais sobre essa prática. Tornou-se pertinente abordar este fenómeno por forma a correspondermos à finalidade do estudo, dado que procurámos demonstrar a facilidade que havia em levar uma criança para os EUA sem grandes processos burocráticos. Isto ilustra a visão que havia sobre a própria criança, o que se reflete nas atuais representações sociais sobre a adoção, visto ser um assunto que continua a gerar polémica entre as gentes da ilha.
- Trajetórias de inserção e RSI : impactos dos trabalhos da instituição SalvaterraPublication . Chaves, Vânia Figueiredo; Diogo, Fernando Jorge AfonsoO Rendimento Social de Inserção (RSI), além de uma prestação pecuniária, contempla um contrato de inserção mediante o qual os seus beneficiários deverão desenvolver ações que contribuam para a sua inserção social. Em Santa Maria, a Associação Salvaterra constitui-se como um recurso desta política social, dado que disponibiliza oficinas formativas a utentes de RSI, organizadas num centro comunitário. Esta valência procura promover competências pessoais e profissionais nos seus utentes com impacto na sua integração social e, consequentemente, na autonomização da medida. Esta pesquisa pretende perceber o impacto da formação na vida dos beneficiários e compreender qual a avaliação que os próprios fazem da sua participação nas atividades formativas. Propõe-se ao longo desta investigação construir um quadro teórico baseado na problemática da pobreza e exclusão social, na análise da política do RSI, na caracterização da instituição Salvaterra e no seu modelo de atuação, tendo em consideração a temática das medidas de combate à pobreza e das políticas sociais ativas. A abordagem pretendida é de tipo qualitativo, sendo utilizada a metodologia do estudo de caso. Para este propósito propõe-se a realização de entrevistas a ex-utentes frequentadores da instituição, complementado com a análise dos processos sociais destes beneficiários. O tratamento de dados será realizado através da técnica de análise de conteúdo das entrevistas como dos processos familiares.