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- Os blogues de literatura portugueses no século XXI : uma análise a cinco bloguesPublication . Faria, Sara Beatriz de Sousa Magalhães; Faria, Dominique Almeida RosaO presente trabalho académico estuda cinco Blogues de Literatura Portugueses: As Histórias de Elphaba, Atmosfera dos livros, Estante de Livros, Marcas de Leitura e Silêncios de Falam. Estes blogues são estudados a nível da sua estrutura e conteúdo. O objetivo é refletir sobre o funcionamento dos blogues de literatura no século XXI, determinando, mais concretamente, como estão estes blogues organizados, que utilização fazem da web 2.0 e das redes sociais, o que motiva os seus autores, assim como quais as temáticas das obras literárias de que falam. Nas últimas décadas foram vários os autores a anunciar a morte do livro impresso. Neste trabalho iremos refletir sobre a precisão destas previsões, e tentar averiguar se o texto digital na forma de blogue está a promover o códice ou se está a contribuir para a sua possível extinção.
- Da assistência à adoção : a sociedade perante a infância abandonada (séculos XIX a XX)Publication . Mendes, Tânia Gabriela Godinho Santos; Silva, Susana SerpaA adoção em Portugal é uma forma de proteção infantil relativamente recente. Tem-se assistido a um aumento do número de crianças adotadas, contudo, esta ainda é uma escolha fortemente marcada como sendo um último recurso das famílias impossibilitadas duma parentalidade biológica. Longo foi o percurso histórico da criança abandonada até ao reconhecimento da adoção como forma de relação familiar, atendendo ao seu superior interesse. No entanto, associado à adoção surge um conjunto de representações sociais adversas à mesma e que poderão condicionar a própria escolha. Este estudo dá-nos uma perspetiva histórica da evolução da assistência à infância e do papel da criança na sociedade açoriana, em particular, de modo a contribuir para uma melhor compreensão das representações sociais atuais face à criança adotada. Assim, recuamos até meados do século XIX, em que a Roda dos Expostos afigurava-se como uma forma de assistência à criança abandonada e desvalida e como resposta à pobreza e manutenção da honra familiar, demonstrando o facilitismo que havia nas exposições. Em relação ao século XX, ilustramos legislativamente os avanços e os retrocessos históricos do reconhecimento do papel da criança na sociedade e na sua proteção. Salienta-se, no período do Estado Novo, as peculiaridades da adoção na ilha Terceira, Açores, evidenciada pelo interesse e procura de casais norte-americanos. Foram várias as crianças “adotadas” pelos americanos da “Base das Lajes”, e ainda hoje a legalidade destes processos levantam fortes questionamentos morais sobre essa prática. Tornou-se pertinente abordar este fenómeno por forma a correspondermos à finalidade do estudo, dado que procurámos demonstrar a facilidade que havia em levar uma criança para os EUA sem grandes processos burocráticos. Isto ilustra a visão que havia sobre a própria criança, o que se reflete nas atuais representações sociais sobre a adoção, visto ser um assunto que continua a gerar polémica entre as gentes da ilha.
- A motricidade fina da criança na escola e o potencial da expressão plástica e motora : um estudo comparativo entre crianças das ilhas de São Miguel e FaialPublication . Vieira, Viviana Silva; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, é o fruto das práticas pedagógicas realizadas nos Estágios Pedagógicos I e II. Neste trabalho procurou-se fazer sempre a ligação entre a teoria e a prática através das aprendizagens e experiências realizadas em ambos os estágios, fundamentando o perfil desejável para o papel atual do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico, destacando aspetos fundamentais ao desenvolvimento da profissão, com realce para a importância do trabalho colaborativo e para a monodocência. Neste relatório surge, também, um aprofundamento da temática em estudo, a motricidade fina da criança em contexto de escola e a importância da expressão plástica e motora no seu desenvolvimento. Neste sentido, e considerando as particularidades da Região dos Açores, optámos por realizar um estudo comparativo de crianças de escolas de duas ilhas: São Miguel e Faial, sendo uma delas a do estágio. Implementaram-se um conjunto de provas adaptadas da bateria de testes Movement Assessment Battery for Children a 153 crianças, do pré-escolar e 1.º ciclo, a cuja análise se juntaram as opiniões recolhidas a 9 profissionais de educação e as reflexões dos diários de aula das práticas pedagógicas da estagiária. A partir dos dados analisados pela aplicação das provas e das perceções de educadores e professores, em várias fases de carreira, consideramos que a expressão plástica e a expressão motora têm grande importância no desenvolvimento da criança, nomeadamente na melhoria da sua motricidade fina, autonomia, confiança e socialização. Estes fatores são fulcrais para o processo de escolarização que se inicia na infância e que se deseja bem estruturado. Neste seguimento, foi um desafio para mim, enquanto estagiária, aprofundar e refletir sobre práticas pedagógicas num contexto de interdisciplinaridade da expressão plástica e motora com as restantes áreas, com o objetivo de perceber a importância destes dois domínios de expressão no desenvolvimento da motricidade fina das crianças e, consequentemente, nas suas aprendizagens escolares. Há a realçar o crescimento da estagiária na escola do estágio e o trabalho cooperativo desenvolvido quer em par pedagógico, quer com cooperantes e outros profissionais de educação.
- Práticas de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : exploração das potencialidades do jogo pedagógicoPublication . Coelho, Carolina Paula Faria; Dinis, Raquel José de Jesus VigárioO presente relatório de estágio refere-se às práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos Estágios Pedagógicos I (desenvolvido em contexto de Educação Pré-Escolar) e II (desenvolvido em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico) no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise e reflexão dobre os percursos formativos vivenciados implicou a abordagem, a partir da literatura da especialidade, a perspetivas e fundamentos sobre a natureza e âmbito da docência, da formação de docentes e da importância do estágio pedagógico. Neste domínio assumiu, para nós, particular relevância a análise aos perfis (geral e específicos) de desempenho profissional para a docência, que constituem, também, quadros orientadores para a organização e acreditação dos cursos que conferem a habilitação profissional para a docência. Considerando a importância fundamental da integração curricular para a promoção do sucesso e da qualidade educativa, optámos por abordar, à luz da bibliografia da especialidade, fundamentos e perspetivas neste domínio. Aqui, em complementaridade, decidimos proceder à exploração das potencialidades do jogo pedagógico para a promoção da integração curricular, considerada numa perspetiva rica e abrangente. A abordagem aos fundamentos cientifico-pedagógicos do jogo e das dinâmicas a ele associadas permitiu-nos constatar a sua riqueza e o seu elevado potencial para o desenvolvimento integral das crianças/ alunos, bem como para a integração curricular, nas suas múltiplas aceções. Assim sendo, e procurando uma compreensão mais abrangente sobre a prática da integração curricular e, nomeadamente sobre as potencialidades do jogo pedagógico neste domínio, considerámos duas abordagens complementares: uma centrada na análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas pela estagiária neste domínio, e outra baseada na realização de um pequeno estudo exploratório (utilizando o inquérito por questionário) sobre as conceções e representações de educadores e de professores relativamente à integração curricular e às suas próprias práticas neste âmbito, nomeadamente as que envolvem o jogo pedagógico. As práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios revelaram-se fundamentais para a nossa formação, permitindo-nos desenvolver e mobilizar conhecimentos competências diversos, no sentido da organização e gestão adequada, coerente, integradora e significativa dos processos de ensino e de aprendizagem pelos quais eramos responsáveis. O estudo realizado, por seu turno, possibilitou uma compreensão mais ampla deste assunto, revelando a predominância de conceções parciais e redutoras da integração curricular, nomeadamente associadas à integração dos conhecimentos/conteúdos/ áreas disciplinares. Do mesmo modo, apurámos a necessidade de os docentes participantes neste estudo conferirem maior destaque e protagonismo ao jogo no contexto global das suas práticas, a fim de se puderem concretizar as inúmeras vantagens e potencialidades reconhecidas ao jogo no que respeita à promoção de aprendizagens ativas, motivadoras, integradas e significativas. Neste enquadramento, considerando articuladamente os contributos da bibliografia da especialidade consultada, destacamos o facto de as práticas de integração curricular, bem como as práticas de jogo com esse propósito, requererem intencionalidade, organização e reflexão, no sentido da plena concretização do seu potencial.