DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Agrárias::Outras Ciências Agrárias"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da vulnerabilidade costeira no concelho de Almada (Portugal)Publication . Silva, Patrícia Maria Pereira da Costa Pinto; Gato, Otília da Conceição Alves Correia ValeAs zonas costeiras são territórios dinâmicos, cuja resiliência depende da sua capacidade de reajustamento perante variações dos fatores ambientais e antrópicos, mantendo a sua funcionalidade. Além dos estímulos atuais, os efeitos das alterações climáticas sobre estes territórios contribuirão para um aumento das vulnerabilidades e do risco de perda de valores e dos serviços prestados por estes sistemas. Neste trabalho pretende-se avaliar a vulnerabilidade costeira e a importância das comunidades vegetais na resiliência do sistema dunar da Costa da Caparica, uma área com elevada atratividade e procura balnear e simultaneamente sujeita a uma acentuada tendência de recuo da linha de costa. [...].
- Promoção do uso de alimentos promotores de saúde na dieta de grupos socioeconómicos desfavorecidosPublication . Berbereia, Vera Lúcia Dinis; Silveira, Maria da GraçaOs grupos populacionais em dificuldade socioeconómica têm sido considerados como grupos de risco para uma alimentação inadequada e consequentemente para contrair doenças crónicas. A introdução de Alimentos Promotores da Saúde ou alimentos funcionais, na dieta pode constituir uma solução preventiva na redução da prevalência destas doenças. A este nível os Açores têm condições para oferecer uma grande diversidadade de produtos alimentares de elevada qualidade. Assim, com o presente trabalho pretendeu-se promover o desenvolvimento de competências em alimentação saudável e económica de pessoas com dificuldades socioeconómicas, no âmbito do projeto intitulado “Cozinha Saudável para todos” da iniciativa da Direção Regional da Segurança Social dos Açores. Para o efeito, ministraram-se ações de formação teórico-práticas em nutrição, culinária saudável e económica, promovendo alimentos promotores de saúde de origem açoriana. Com as ações de formação pretendeu-se ainda trabalhar questões relacionadas ainda com o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Finalmente, e como ferramenta de apoio, elaborou-se um livro de receitas económicas e nutricionalmente equilibradas tendo por base alimentos e receitas tradicionais açorianas, incluindo os alimentos funcionais da região. [...].
