Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "História"
Publication . Couto, Joana Medeiros; Silva, Susana Paula Franco Serpa
Ao longo do século XIX, a afirmação dos ideais burgueses levou ao incremento e à consolidação do “culto da maternidade” assente no secular pressuposto de que o propósito de vida de uma mulher era ser esposa e mãe. Tais pressupostos ainda estavam bem presentes na sociedade portuguesa e açoriana, em particular, no último quartel da centúria de oitocentos.
O debate sobre os predicados necessários para ser uma boa mãe versava sobre vários aspetos da maternidade, desde o parto, passando pela amamentação e pela educação das crianças. No conjunto de participantes deste debate encontramos os mais variados indivíduos, de ambos os sexos, tanto na esfera privada como na pública, nomeadamente no meio académico. Com este trabalho propomo-nos a analisar os vários aspetos desta realidade, relativamente à ilha de S. Miguel (Açores), bem como do debate em torno da
mesma, considerando que se trata de questões ainda pouco estudadas pela historiografia açoriana.