Browsing by Issue Date, starting with "2019-12"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Não ser como os outros : Resistência à imposição identitária num contexto difícilPublication . Diogo, FernandoEste trabalho incide na análise do processo de construção identitária, sublinhando-se a margem de manobra dos indivíduos. Optámos pela análise dos beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido (RMG), dado tratar-se de uma categoria social envolvida num contexto de grande imposição identitária a partir da escassez de recursos com origem numa situação de pobreza material, de escassez de recursos escolares e de uma dupla estigmatização simbólica. Esta última deriva, quer da condição de pobre, quer da condição de beneficiário desta medida. À partida, lidamos com uma categoria social extremamente vulnerável a processos de categorização negativa por parte dos outros e com uma baixa margem de manobra, entendida como a capacidade de os indivíduos resistirem à definição de si a partir dos outros, desenvolvendo estratégias de ação que podem ser contraditórias com as estratégias esperadas pelos outros a partir da categorização que fazem (Diogo, 2003). Pretendemos, contudo, demonstrar que os processos de imposição identitária têm limites e a adesão a uma identidade negativa (Pinto, 1991) não é um processo automático e inevitável. Assim, mesmo nas situações mais extremas, como a que analisamos, existe um trabalho de construção identitária por parte dos indivíduos que, de diversas maneiras, procura conciliar o que cada um percebe dos outros em relação a si (identidade para os outros) com o que percebe sobre si próprio (identidade para si), através da utilização de estratégias.
- Sobre fitas & livros em 1900 caracteresPublication . Gil, Ana Cristina Correia, dir.; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte, ed.
- Concise review of the species Pterocladiella capillacea (S.G. Gmelin) Santelices & HommersandPublication . Patarra, Rita F.; Iha, C.; Pereira, Leonel; Neto, Ana I.Pterocladiella capillacea is a well-known source of high quality bacteriological and pharmaceutical grade agar and agarose, being economically exploited in few countries. From current knowledge all raw material is collected from wild populations that are being overharvested. This resulted in a biomass shortage, and consequently the wholesale prices peaked in the last years and the future of this industry is uncertain. It is also recognized that, to date, there is not any known commercial cultivation of this species, mostly due to its slow growth. Ecologically, P. capillacea fronds act as nurseries and as a macroalgal habitat for several marine invertebrates and are an "hot spot" for opportunistic bacteria. In addition, algal fronds or parts of them are directly used as food by several marine grazers (e.g. turtles, fishes, gastropods and sea urchins). The present work compiles and updates the published information on P. capillacea biology, ecology and biotechnological potential and presents a concise review on the species distribution, morphology, anatomy, ecology, life history, productivity, effect of ecological determinants, wild and cultured stocks, harvesting and utilization.
- A possibilidade do tempo e a temporalidade dos possíveis na comunidade de investigação filosóficaPublication . Costa Carvalho, MagdaNa senda de Levinas, para quem a defesa bergsoniana da duração para além do tempo meramente cronológico corresponde à libertação do terror de um mundo sem novidade possível, propomos uma reflexão que, no campo da filosofia para crianças, justifique que o exercício do pensamento para além do que se conhece e domina, contrariando os ritmos confortáveis e habituais do previsível e desalojando(-se) de ideias naturalmente aceites. A partir do cruzamento entre os conceitos bergsonianos de possibilidade e de temporalidade, propomos então a promoção de um diálogo colaborativo e problematizador em ambiente educativo. Para isso, dividimos a reflexão em duas direções de pensamento, que formulamos como perguntas orientadoras: é possível o tempo na comunidade de investigação filosófica? há tempo para os possíveis na comunidade de investigação filosófica? Como se as noções bergsonianas de tempo e de possível fossem lentes fotográficas que captam uma determinada luz, procuramos problematizar a prática de diálogo filosófico com as crianças a partir dessa objetiva. Mais especificamente, interessar-nos-á refletir sobre a preparação e a realização de atividades em comunidade de investigação filosófica.
- A Escola de Frankfurt e os fundamentos da teoria crítica alemãPublication . Fontes, Paulo VitorinoPerceber a originalidade e as ideias fundamentais da Escola de Frankfurt é essencial na tarefa a que nos propomos. Importa interrogar o sentido filosófico, sociológico e político desta realidade intitulada de Escola de Frankfurt. Não esquecendo que a Escola não se esgota nestas categorias, importa salientar a originalidade do projeto de Frankfurt, ao elaborar uma teoria crítica da sociedade que deu origem a um vasto programa de trabalho interdisciplinar, marcando profundamente o curso das ciências sociais não só na vertente marxista, que foi a sua raiz originária, mas também no panorama geral da teoria social e política contemporânea. O nosso objetivo maior passa por revisitar e evidenciar as principais conceções e ideias que conduziram à implementação da teoria crítica alemã e à sua inscrição no programa da filosofia, das ciências sociais, da arte e da estética, e no geral, na corrente do pensamento. Pelo que iremos revisitar esta escola do pensamento social e político, que ainda hoje é capaz de nos inspirar, apoiando a nossa pesquisa em vários autores e autoras que continuam até aos nossos dias a desenvolver a teoria crítica. [da Introdução]
- Limited effects of marine protected areas on the distribution of invasive species, despite positive effects on diversity in shallow-water marine communitiesPublication . Cacabelos, Eva; Martins, Gustavo M.; Faria, Joao; Prestes, Afonso L.; Costa, Tarso; Moreu Badia, Ignacio; Neto, Ana I.Marine protected areas (MPAs) can be an effective tool for the conservation and management of marine coastal habitats. MPAs have been shown to halt habitat degradation, enhance the biomass of exploited species and diversity in general. Yet, we still know little about its role in halting the spread of non-native species. In this study, we assessed the role of MPAs in the structure of shallow subtidal communities around Sao Miguel Island, in general, and particularly on distribution of the two species of genus Asparagopsis: A. armata and A. taxiformis. In the Azores, the former is a well-established invasive species, whereas the status of A. taxiformis is still questionable. Overall, there was a significant greater diversity in terms of both species richness and number of macroalgal functional groups within MPAs. However, when considering the relative abundance of the various macroalgal functional groups, or the assemblage as a whole (multivariate analysis), there was no significant difference between areas within and outside MPAs. The cover of A. taxiformis was significantly greater within MPAs but not its biomass, whereas no significant variation was observed for A. armata. Overall, results suggest that surveyed MPAs had a positive effect on the diversity of shallow-water macroalgal communities. However, they have a limited role on the distribution of both Asparagopsis spp. and negligible effects when considering the relative abundances of macroalgal functional groups.
- Estudo dendrocronológico do loureiro, uma espécie dominante nos AçoresPublication . Silva, Lurdes da Conceição Borges; Silva, LuísComo em muitos outros arquipélagos, a floresta primária açoriana, que existia antes da chegada dos povoadores, foi amplamente cortada, tendo sido substituída por floresta secundária, por exemplo de incenso (Pittosporum undulatum), floresta de produção dominada por criptoméria (Cryptomeria japonica) e por pastagem. Existe, no entanto, um elemento de grande importância nas florestas naturais de media altitude nos Açores, Laurus azorica, conhecido vulgarmente como louro, louro-bravo ou loureiro. Trata-se de uma espécie arbórea que pertence à família Laureacea que inclui, por exemplo, o loureiro-vulgar (Laurus nobilis) que existe na Europa, o vinhático (Phoebe indica) presente na Macaronésia, e o abacate (Persea americana) plantado em várias regiões do mundo. Sendo uma das mais importantes componentes da floresta de laurifólia (vulgarmente designada como Laurissilva), desempenha um papel ecológico muito importante. […].
- Gaseous emanations from Azores volcanic lakes : geochemical characterizationPublication . Andrade, César Cristóvão Costa; Cruz, José Virgílio de Matos Figueira; Viveiros, Maria de Fátima Batista[…]. Com o objetivo de proceder a uma caracterização e quantificação da desgaseificação difusa através dos lagos vulcânicos existentes no arquipélago dos Açores, foi realizado um estudo em 45 destas massas de água, dispersas por seis ilhas. No decurso dos trabalhos de campo foram efetuadas amostragens de água através de perfis verticais, a várias profundidades, assim como medições do fluxo de dióxido de carbono libertado à superfície destes lagos. Sempre que possível, e por forma a compreender o efeito da sazonalidade sobre os resultados obtidos, realizaram-se pelo menos duas campanhas de amostragem, uma no período de inverno e outra no período de verão. A caracterização hidrogeoquímica permitiu constatar que alguns lagos apresentam um comportamento monomítico, com estratificação da coluna de água no período mais quente do ano, implicando a ocorrência de concentrações de dióxido de carbono mais elevadas no hipolimnion e sendo a neutralização da acidez da água promovida pela interação água-rocha, o que acarreta um enriquecimento também em bicarbonato. Já durante o inverno este processo não é observável, o que permite, assim, que ocorra uma mistura da água ao longo de toda a coluna de água, não ficando, desta forma, o CO₂ retido em profundidade. Nestas condições, registam-se concentrações de CO₂ dissolvido na água significativamente mais reduzidas em profundidade. A eutrofização, processo que afeta muitos lagos no arquipélago dos Açores, também contribui para o incremento das emissões de CO₂ de origem biogénica. Em particular, a presença de áreas cobertas por massas densas de algas e macrófitas em alguns lagos também é responsável pelo incremento nas concentrações de alguns parâmetros físico-químicos, em especial de dióxido de carbono. Para além da contribuição do CO₂ livre a partir da degradação da matéria orgânica acumulada nos lagos, foi ainda identificada, em alguns casos, uma componente claramente associada à contaminação da água por fluidos de origem magmática, nomeadamente na lagoa das Furnas e de Santiago (São Miguel) e na Lagoa da Furna do Enxofre (Graciosa). […].
- Diagrama de dispersão, correlação e regressão linearPublication . Sousa, ÁureaA representação dos pares de valores correspondentes a duas variáveis, X e Y, num sistema cartesiano dá origem a um gráfico, conhecido como diagrama de dispersão, o qual mostra o comportamento conjunto dessas variáveis, permitindo observar, por exemplo, se a relação existente entre estas é ou não linear (isto é, se os pontos projetados se tendem a aproximar ou não de uma reta imaginária). […]. O coeficiente de correlação de Pearson varia entre -1 e 1 e permite quantificar a intensidade da associação linear entre duas variáveis quantitativas, informando-nos ainda sobre a direção da relação existente entre essas variáveis. […]. A análise de regressão permite verificar a existência de uma relação funcional entre uma variável dependente (variável a explicar/ variável resposta) e uma ou mais variáveis independentes ou explicativas, sendo de salientar que a equação de regressão visa explicar a variação da variável dependente com base na variação da(s) variável(eis) independentes. […]. A Econometria, conciliando a Matemática, a Estatística e a Economia, ocupa-se dos problemas de medida e quantificação das relações económicas, sendo de salientar que o modelo clássico de regressão linear constitui o alicerce principal da Econometria.
- Temas cruzados : pensamentos interligadosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em variados temas: Robôs, indústria 4.0, blockchain, sistemas de recomendação e privacidade, O ensino, a aprendizagem e a utilização da Estatística: da teoria à prática, Números admiráveis, Origem e evolução da Internet, Mulheres na Matemática: do preconceito à igualdade intelectual, À descoberta do interesse da Estatística no nosso dia a dia e Fotografias que mudaram o mundo. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.