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A possibilidade do tempo e a temporalidade dos possíveis na comunidade de investigação filosófica

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Na senda de Levinas, para quem a defesa bergsoniana da duração para além do tempo meramente cronológico corresponde à libertação do terror de um mundo sem novidade possível, propomos uma reflexão que, no campo da filosofia para crianças, justifique que o exercício do pensamento para além do que se conhece e domina, contrariando os ritmos confortáveis e habituais do previsível e desalojando(-se) de ideias naturalmente aceites. A partir do cruzamento entre os conceitos bergsonianos de possibilidade e de temporalidade, propomos então a promoção de um diálogo colaborativo e problematizador em ambiente educativo. Para isso, dividimos a reflexão em duas direções de pensamento, que formulamos como perguntas orientadoras: é possível o tempo na comunidade de investigação filosófica? há tempo para os possíveis na comunidade de investigação filosófica? Como se as noções bergsonianas de tempo e de possível fossem lentes fotográficas que captam uma determinada luz, procuramos problematizar a prática de diálogo filosófico com as crianças a partir dessa objetiva. Mais especificamente, interessar-nos-á refletir sobre a preparação e a realização de atividades em comunidade de investigação filosófica.
ABSTRACT: Following Lévinas, for whom the Bergsonian defense of duration beyond time that is merely chronological corresponds to the release of terror of a world where novelty is impossible, this article proposes, in the field of philosophy for children, a thought exercise beyond what is known and mastered, that upsets the comfortable and habitual rhythms of the predictable and dislodges itself from naturally accepted ideas. Starting from the intersection of the Bergsonian concepts of possibility and temporality, we propose promoting collaborative, problematizing dialogue in an educational setting. We do so by dividing our reflection into two lines of thought, which we formulate as guiding questions: Is time possible in the community of philosophical inquiry? Is there time for the possible in the community of philosophical inquiry? Using the Bergsonian notions of time and possible like photographic lenses through which light is captured, we are interested in problematizing the practice of philosophical dialogue with children, specifically the preparation and the development of activities in a community of philosophical inquiry.

Description

Keywords

Henri Bergson Comunidade de Investigação Filosofia para Crianças Imprevisibilidade Possibilidade Temporalidade

Citation

Costa Carvalho, Magda, “A possibilidade do tempo e a temporalidade dos possíveis na comunidade de investigação filosófica”, em Revista do NESEF: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Filosofia, da Universidade Federal do Paraná, 8 (2), 2019, pp. 62-76.

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