Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do terrorismo no mercado de capitaisPublication . Róias, Carina Costa; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesEste trabalho tem como propósito analisar o impacto do terrorismo nos mercados de capitais dos países e na indústria dos transportes e, ainda, aferir acerca da resiliência dos mesmos com o decorrer do tempo. Para tal, são estudados oito ataques terroristas recentes ocorridos na União Europeia e comparados com dois ataques semelhantes mais antigos ocorridos na mesma região. Os índices bolsistas utilizados neste estudo dizem respeito ao principal índice do país onde ocorreu o ataque e aos índices FTSE Euro 100, S&P 500 e Dow Jones Singapura, representativos do mercado europeu, americano e asiático, respetivamente. A metodologia de estudo de eventos, que se baseia na identificação de retornos anormais para avaliar o impacto de um acontecimento num determinado índice ou ação, foi a utilizada para a realização deste trabalho. Os resultados deste trabalho mostram que não foi possível determinar de forma concreta o padrão de um ataque terrorista nos mercados de capitais. Contudo, os resultados apontam para uma maior capacidade de recuperação, com o decorrer do tempo, por parte dos mercados face a ataques terroristas.
- A extensão da plataforma continental de Portugal e a Região Autónoma dos AçoresPublication . Vaz, Nélia Moniz; Andrade, Luís Manuel Vieira de; Amaral, Carlos Eduardo PachecoO projecto de extensão da plataforma continental de Portugal é da maior importância para o país. Com este projecto Portugal volta a reclamar a sua tradição marítima e o seu território no mar, alargando o seu território imerso. Um território acarreta privilégios e acarreta responsabilidades. Com este projecto, os privilégios poderão demorar em fazer-se sentir, porquanto o acesso ao mar profundo ainda carece de maiores avanços tecnológicos do que os actuais. No entanto, as responsabilidades são prementes pois o mar reclama uma exploração sustentada e sustentável pela mão de todos aqueles que o usam, sem excepção, independentemente das soberanias que lhe são impostas. Esses privilégios e responsabilidades, como quem diz, direitos e deveres, são regulados em termos internacionais e nacionais. No âmbito da regulação interna do uso do mar há que concatenar a legislação da República com a legislação da Região Autónoma dos Açores, o que nem sempre é pacífico e causa tensões, considerando a vontade regional autonómica de projectar a sua acção ao nível externo numa matéria que lhe é particularmente sensível, o seu território marítimo. A Região Autónoma dos Açores, compreendendo o valor da sua posição geoestratégica única no plano nacional e europeu, deita agora um novo olhar ao mar sob um paradigma de plataforma de investigação e desenvolvimento científico no qual reclama um papel digno da sua posição.
- Ciência Cidadã nos Açores : o uso de joaninhas (Coleptera: Coccinellidae) como espécies-modeloPublication . Calado, Hugo Renato Marques Garcia; Soares, António Onofre Costa Miranda; Roy, Helen; Brown, PeterO presente trabalho pretende relatar os primeiros avanços realizados no cenário de um programa de Ciência Cidadã nos Açores, com vista a detetar espécies de joaninhas não nativas na região. Assim, este trabalho consistiu, em primeiro lugar, na compilação e organização de dados sobre as joaninhas historicamente referenciadas para o arquipélago dos Açores e, em segundo lugar, com essa informação, desenvolver uma interface com os cidadãos. De forma a ajudar na recolha de dados, foram elaborados guias de campo e de laboratório para a observação e identificação de joaninhas, sempre no âmbito da Ciência Cidadã. Todos os protocolos e chave de identificação foram, posteriormente, testados por grupos de voluntários pertencentes às escolas da Ribeira Grande, da Lagoa e valências da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande. Foram criadas, também, plataformas virtuais (página Web e página Facebook) com o intuito de permitir ao cidadão comum contribuição com dados através das suas próprias observações. Essas contribuições serão, posteriormente, utilizadas na investigação, por técnicos qualificados, de maneira a poderem ser utilizadas na identificação de potenciais invasoras.